Cidadeverde.com

Júlio César consegue urgência na votação do projeto do Gurgueia

Imprimir
O deputado federal Júlio César (DEM/PI) conseguiu assinaturas dos líderes dos partidos na Câmara dos Deputados para requerimento de urgência, que pede pressa para a votação do projeto de decreto legislativo número 439, sobre o plebistico para a criação do Estado do Gurgueia. O pedido de divisão do Piauí é de 30 de junho de 1994. 





Júlio César lembrou que o Tocantins, desmembrado de Goiás, levou 25 anos para tal. O projeto do Carajás, que pode surgir com a divisão do Pará, é de 1992. Aliás, a aprovação do pedido de urgência para votar o plebiscito de Carajás e Tapajós já aconteceu, e foi o motivador da mobilização do parlamentar piauiense. 

O requerimento, por contar com a assinatura dos líderes, representa 378 assinaturas para ir a votação, quando o mínimo é 257. "Significa que agora poderá ir ao plenário votar a urgência. E votando a urgência, nós vamos votar realmente o mérito, o decreto legislativo autorizando o plebiscito", explicou o deputado. 





Para Carajás e Tapajós, a intenção da bancada é conseguir aprovação para que o plebiscito ocorra junto com as eleições de 2012. Júlio César não soube prever se o mesmo poderá ocorrer no caso do Gurgueia, mas acredita que a votação do pedido de urgência acontecerá ainda neste semestre. E com a assinatura dos líderes, a expectativa de aprovação também aumenta. 





Júlio César esteve no Jornal do Piauí nesta quinta-feira (29) e ainda apresentou documentos que comprovam o arquivamento de inquéritos que o investigavam em supostas irregularidades. A defesa foi feita após insinuações de que o projeto de candidaturas apenas para políticos com "Ficha Limpa", caso aprovado, vetaria a tentativa de reeleição do parlamentar. Além de estar fora do inquérito, Júlio César não tem condenação em primeira instância, item necessário para a proibição. 


Fábio Lima
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais