Cidadeverde.com

Promotora pede mais rigor da Polícia para combater "rachas"

Imprimir
TV Cidade Verde
Morte em acidente na última quarta-feira motivou ação do Ministério Público

A promotora Clotildes Carvalho enviou ofício ao secretário estadual de Segurança, Raimundo Leite, para que o Estado tome providências mais duras no combate aos rachas e pegas, corridas clandestinas de carros e motos em vias públicas. A medida surge depois da morte de um jovem no fim de semana. O assunto foi motivo de debate no Jornal do Piauí desta sexta-feira (7).

Francisco Petrônio Pereira Sousa Santos, 25 anos, era passageiro de um Corsa que bateu em uma árvore e depois em outro carro na madrugada de quarta-feira. Ele morreu na hora, e os motoristas dos dois carros ficaram gravemente feridos. A polícia suspeita de racha entre os dois carros, que estariam com velocidade de 180 quilômetros na avenida Miguel Rosa, zona sul. 

Clotildes Carvalho pediu que o secretário acione o comandante geral da Polícia Militar, coronel Francisco Prado, para tomar providências, mas admitiu que a situação não é simples. "Não é que ele (Estado) ignore a prática do racha. Como a ação é clandestina, eles sempre modificam os locais", explicou.

Além do uso de bebidas alcóolicas e até mesmo drogas, outro fator é apontado pela promotora como catalisador para a vontade de dirigir em alta velocidade. "Isto é uma fuga. Geralmente, as pessoas que participam de racha não é só por esporte ou amor. É uma fuga da falta do amor, do pai, os problemas que o afetam", apontou Clotildes Carvalho. 



O coronel Francisco Albuquerque, comandante do policiamento da capital, afirmou que operações estão sendo realizadas, mas combater os pegas é mais difícil. "Há uma mobilidade muito grande do elemento que faz essa prática. É preciso um planejamento maior. Já estamos atuando com blitz e vamos fazer a repreensão deste tipo de delito", 

A promotora recebeu denúncia de uma mãe sobre pegas na rua Honório Bona, próximo a avenida dos Expedicionários, zona leste. Outro trecho seria na entrada do conjunto Vamos Ver o Sol, zona sul, onde também já haveria registro de morte em pegas entre motos. 

Quem é flagrado em pegas ou rachas pode responder por competição não autorizada, e ter carteira de habilitação e veículo apreendidos, além de pagar multa. Se estiver embriagado, responderá a sanções penais. 

Fábio Lima
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais