Cidadeverde.com

Salipi 2010 traz convidados internacionais a Teresina

Imprimir

Ndalu de Almeida, mais conhecido por seu pseudônimo Ondjaki, participará do Salipi


Em sua oitava edição, o Salão do Livro do Piauí (SALIPI) retorna à Praça Pedro II, Centro de Teresina, no período de 31 de maio a 6 de junho com uma intensa programação que inclui palestras, lançamentos de livros, exposição fotográfica e apresentações musicais. Assim como em anos anteriores, o evento contará com a participação de convidados internacionais, como o moçambicano Mia Couto e o angolano Ondjaki. 
 

O professor e biólogo Mia Couto marcará presença no evento


Nascido na cidade de Beira, o professor e biólogo Mia Couto foi diretor da Agência de Informação de Moçambique, da revista Tempo e do jornal Notícias de Maputo. Entre suas obras estão poesias, contos, crônicas e romances, muitos destacando a cultural e tradições de país de origem. Muitas vezes comparado ao escritor Guimarães Rosa pela recriação literária que faz em diálogos, o moçambicano se tornou um dos mais renomados ficcionistas da atualidade, com livros traduzidos para diversas línguas, como o francês, inglês, alemão e italiano.


Ndalu de Almeida, mais conhecido por seu pseudônimo Ondjaki, que também participa do SALIPI, é um autor premiado com experiência na área do teatro e da pintura. Nascido em Luanda, o angolano já estudou em Lisboa e na prestigiada Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, onde filmou o documentário “Oxalá cresçam pitangas - histórias da Luanda”. 
 

“O Salão vem com o objetivo de valorizar a cultura afro-descendente”, apontou Cineas Santos, presidente da Fundação Cultural Monsenhor Chaves e um dos organizadores do evento. 
 

Além de Mia Couto e Ondjaki, já estão confirmadas as presenças de Cristóvão Tezza, Milton Hatoum, Jose de Nicola, Marina Colasanti, Salgado Maranhão e Pedro Bandeira. A parte musical ficará por conta de Patrícia Mellodi, Renato Piau e Luiz Melodia. “Estamos esperando a confirmação de outros nomes, como Dráuzio Varela, e entramos em contato com o músico e escritor Tony Beloto”, revelou o professor Luís Romero, presidente da Fundação Quixote, instituição responsável pelo SALIPI.


Paralelo ao SALIPI, que este ano celebra o escritor picoense Fontes Ibiapina e lembra ainda os centenários de nascimento de Rachel de Queiroz e de morte de Joaquim Nabuco, será realizada ainda a 13ª edição do Seminário Língua Viva.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais