Cidadeverde.com

Pequenos partidos reclamam de novas regras destas eleições

Imprimir

O Tribunal Regional Eleitoral realiza durante todo o dia de hoje o treinamento de sistema de registro de candidaturas para os partidos políticos. O encontro trata de temas como o processo das eleições de 2010, etapas, sistemas eleitorais, registros para candidatos, convenções, formação de coligação, quociente eleitoral e partidário, diplomação, entre outros assuntos.

                   Fotos: Adriana Cláutenes Lemos



O vice-presidente do PCdoB, Luís Augusto Prado, reclamou que os prazos dados pela Justiça Eleitoral e a constante mudança da leigislação dificulta a vida dos partidos, sobretudo os pequenos.


"Agora, algo que era para facilitar a organização dos partidos, como o uso da informática, está dificultando. São muitas as exigências e os partidos têm que comprar computadores e scanner para transmitir documentos ao Tribunal Regional Eleitoral", disse.


Com relação às convenções ele comentou que também as exigências são muitas. Em todas as folhas da ata de reuniões têm que ser agora rubricadas pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Raimundo Eufrásio.


Ele também reclamou sobre o prazo de registro dos partidos para as convenções. Todas as convenções terão que ser realizadas até 30 de junho, portanto, terão apenas 7 dias para tirar todos os documentos e isso implica na contratação de três ou quatro contadores e advogados. "Isso mais uma vez prejudica os partidos pequenos", ressaltou.


Já Edilson Lustosa, diretor executivo do Democratas, acredita que dá para cumprir os prazos. "O partido é organizado e essas novas regras não dificultam o processo para o DEM, que já tem toda uma programação para este ano eleitoral", declarou Edilson.


O advogado Edvar Santos, do PSC, disse que, com a lei 12.034/1999, houve uma minireforma política, onde foram introduzidas novas regras e os partidos políticos estão sendo treinados para informatizar os registros de candidaturas. Ele destacou que não se pode mais votar apenas com o título de eleitor. É preciso apresentar um documento com foto. O fato deve causar uma corrida nas eleições de outubro.




Alexis Leite, representante do PSOL no treinamento, falou que as exigências da Justiça Eleitoral estão corretas, mas defende a discussão da situação dos partidos pequenos para poder concorrer. "O PSOL, em termos de arrecadação, não consegue ter uma grande movimentação financeira naciolnamente. Então, esse é um sério problema. As regras só beneficiam quem chega ao poder", finalizou.


Flash de Adriana Cláutenes (especial para o Cidadeverde.com)
Redação de Leilane Nunes
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais