Cidadeverde.com

Consumo de energia cai 25% durante jogos da seleção na Copa

Imprimir

O consumo de energia caiu 25% durante o primeiro jogo da seleção brasileira na Copa do Mundo, segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). A previsão é que nas próximas partidas ocorra comportamento semelhante, com variação brusca tanto na queda como na retomada da demanda de energia em apenas alguns minutos.





A média de consumo diário é de 60 mil megawatts (MW), mas durante o jogo o patamar caiu para 45 mil MW. Logo antes da partida, em apenas alguns minutos houve uma queda brusca da carga, corresponde à soma do consumo das regiões metropolitanas do Rio de Janeiro e de Vitória.


Assim que o jogo terminou o consumo foi retomado de forma tão intensa que equivaleu a uma cidade como Brasília sendo ligada a cada minuto. No intervalo da partida também houve uma oscilação: apenas 7 minutos houve uma retomada da demanda equivalente ao consumo de todo o Estado de Santa Catarina.


Para suportar tamanha variação de carga, o ONS, órgão responsável pelo gerenciamento do sistema elétrico nacional, recomendou às empresas de energia --tanto geradoras como distribuidoras e transmissoras--, que assegurem esquemas especiais para a normalização rápida do fornecimento caso ocorra algum problema eventual.


Para o próximo jogo também está prevista uma oscilação forte, porém menor do que a verificada na primeira partida. Isso porque a partida será no domingo, dia em que o consumo é cerca de 80% do verificado em um dia útil.


Fonte: Folha.com

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais