Cidadeverde.com

Baixos rendimentos impedem piauienses de comer o que preferem

Imprimir

A Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF), divulgada nesta semana pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam os piauienses e os maranhenses como os mais insatisfeitos com a dieta alimentar que consomem. Em cada Estado se observou que 21% da população quase sempre não consomem, ou muito raramente, os alimentos prediletos.





O Estado com maior índice de satisfação é Santa Catarina, que teve 47% dos habitantes respondendo que adquirem com freqüência os alimentos preferidos.  Este fato se justifica, segundo a POF, pelos rendimentos mensais registrados nas regiões pesquisadas.


A média nacional de insatisfação das famílias é de 64,8%. Dentre os que declararam o contrário, 27,7% estavam na região Norte; 25,7% no Nordeste; 44% no Sul; 37,9% na região Sudeste e 40,6% do Centro-Oeste.


No que diz respeito à quantidade de alimentos, a pesquisa do IBGE mostrou que 64,5% das famílias consideram suficiente a quantidade de alimentos que possuem para passar um mês. O número é 11,5 pontos percentuais maior ao apurado no levantamento anterior, realizado entre 2002 e 2003.


Por região, o Norte e Nordeste do país são as localidades que possuem o maior percentual de pessoas insatisfeitas com a quantidade de alimentos consumidos: cerca de 50%.


Lívio Galeno
Com informações do IBGE
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais