Cidadeverde.com

Corpo do poeta Roberto Piva será cremado hoje em São Paulo

Imprimir

O corpo do poeta Roberto Piva, 72, sairá do cemitério do Araçá (zona oeste de São Paulo) às 11h deste domingo e seguirá para o crematório da Vila Alpina (zona leste). Piva morreu na tarde de sábado (3) de falência múltipla dos órgãos.


Poeta Roberto Piva, que
morreu em SP aos 72 anos
Piva estava internado no InCor (Instituto do Coração), em São Paulo, desde o dia 13 de maio. O poeta sofria de mal de Parkinson há cerca de dez anos e descobriu um câncer na próstata, em metástase, durante a internação.


Em janeiro, uma infecção urinária e cardíaca já o havia levado à internação no Hospital das Clínicas. O problema no coração exigiu uma cirurgia em março, da qual o poeta se recuperou em casa.


Vida e obra

Um dos poetas mais celebrados das últimas décadas, Roberto Piva marcou o panorama literário brasileiro. O livro mais conhecido de Piva, "Paranoia", foi publicado em 1963 e causou espanto na ocasião.


A obra chamou a atenção tanto por conta dos versos bem trabalhados, que compunham uma poética urbana e, ao mesmo tempo, intimista, como pelas fotos tiradas por Wesley Duke Lee.


Piva fez parte da geração de autores como Hilda Hilst e Claudio Willer; seu primeiro editor, Massao Ohno, morreu recentemente.


Há cinco anos, a editora Globo deu início à publicação de sua obra, composta por três volumes -- todos disponíveis no mercado.


"O Piva é o poeta da rebelião. Fala-se muito da mitologia Piva rebelde andando pelas ruas de São Paulo, mas ele não era só isso. Ele trafegou pelo erotismo, pelo místico, ele transcendia", afirma Renata D'elia, jornalista e escritora, amiga do poeta.


Mesmo internado, Piva --que fazia questão de dizer que não era piedoso-- manteve a postura rebelde. "Há dez dias, ele tentou fugir do hospital. Ele arrancou as sondas, estava bravo e queria sair fora. Ele detestava hospital, achava que era tudo magia negra", afirma Gustavo Benini, 32, companheiro de Piva há mais de dez anos.



Fonte: Folha Online

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais