Cidadeverde.com

A festa para os campeões mundiais na Espanha

Imprimir
Assisti pela TV Espanha a recepção aos jogadores da Seleção do País em Madrid, após a conquista da Copa do Mundo de Futebol na África do Sul. Os jogadores foram recebidos e festejados pelas autoridades e pelo povo. É impressionante a capacidade que o futebol tem de unir o povo nas grandes vitórias. A manifestação dos espanhóis foi uma verdadeira maravilha.

Não deu para perceber se algum torcedor e a imprensa estavam insatisfeitos com a vitória apenas por 1 x 0 e nos últimos instantes da prorrogação. Ou mesmo com a sequência de 4 vitórias seguidas pelo mesmo placar de 1 x 0. O que é mais importante : é reclamar de sofrimento ou comemorar a vitória ? A primeira em 80 anos de Copa do Mundo.

Deu para lembrar outra vez o que fizeram e ainda hoje fazem os "profetas da bola" ao comentarem sobre a conquista brasileira em 1994 em gramados dos Estados Unidos. Contrariados em suas preferências, teimam em "esculhambar" a Seleção campeã do mundo, acabando com 24 anos de fila do futebol brasileiro.



 Hoje batem palmas para a "Fúria", com 6 vitórias e 1 derrota, apenas 8 gols a favor e 2 contra. O toque de bola é muíto elogiado. É chamado até de futebol ofensivo. Eu também gostei do futebol espanhol, mas sem considerá-lo prá frente, ofensivo.  O jeito de jogar foi agradável, embora com poucos gols. Será que a Espanha estaria em festa para receber os "campeões do futebol bonito" ?.

Na Copa de 94 nos Estados Unidos a Seleção Brasileira cuidou muíto bem do sistema defensivo e partindo para o ataque com a segurança necessária. Assim, o Brasil ganhou a Copa de maneira invicta, com 5 vitórias e 2 empates com a Suécia (terceira colocada na Copa) e com a Itália. O Brasil marcou 11 gols e sofreu 3, superando a Espanha de 2010. Ainda assim falam no "futebol retranqueiro de Parreira".Retranqueiro e feio.

Lembramos também que o Brasil dominou todos os seus adversários na Copa e na decisão, com um pouquinho de empenho de Romário, teria vencido os italianos. Os VTs de todos os jogos estão disponíveis para quem tiver dúvida. E lembramos também que a Itália ganhou a Copa de 2006 derrotando a França nos pênaltis e que os espanhóis escaparam dos pênltis apenas por 4 minutos.

Na preparação da Seleção para a Copa de 94 o Brasil ficou sem Ricardo Gomes e Ricardo Rocha, contundidos. Entraram os reservas Aldair e Márcio Santos. No jogo com os Estados Unidos na data da independência americana (04.07), perante 84 mil torcedores em São Francisco, vencemos por 1 x 0, jogando com 10 atletas. Leonardo havia sido expulso aos 41 minutos do primeiro tempo. No jogo decisivo com a Itália o lateral Jorginho saiu de campo contundido. Parreira colocou em campo o reserva Cafu, ainda muíto jovem e sem experiência  para um confronto daquela importância. Ainda assim, a taça veio para o Brasil.



E o que dizer da Holanda, pela terceira vez derrotada em uma final de Copa do Mundo. Em 1974 os holandeses venceram 6 jogos e perderam a final para a Alemanha. Marcaram 15 gols e sofreram apenas 3. Uma bela campanha, mas sem o título. Em 1978 na Argentina a Holanda sofreu 2 derrotas e perdeu o título para os argentinos,na prorrogação. Outra vez marcaram 15 gols, mas sofreram 10. Na África do Sul a "Laranja" voltou a ter um ataque realizador, com 12 gols, contra 6 sofridos. A única derrota aconteceu na partida final quando faltavam 4 minutos para o final de prorrogação. O que teria impedido os holandeses de serem campeões do mundo ?

E assim o futebol merece análises mais competentes para os seus resultados. Ficar apenas jogando conversa fora e fazendo profecias não é papel para bons profissionais de imprensa. Preocupado que estou em conhecer as táticas de futebol, de fazer observações mais realistas sobre os fatores determinantes para os seus resultados, vou continuar os meus estudos diários sobre a matéria, sem esquecer as partes relativas à  administração e ao marketing esportivo. E vou tentando escapar da influência dos palpiteiros.


Dídimo de Castro
[email protected]
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais