Cidadeverde.com

A Seleção Brasileira está liberada para perder até 2014

A campanha da Seleção Brasileira sob o comando de Dunga foi uma das melhores de todos os tempos. Ganhou a Copa América e Copa das Confederações; conquistou o primeiro lugar nas Eliminatórias da América do Sul, garantindo a vaga na África do Sul com muíta antecedência; venceu jogos amistosos contra adversários poderosos do futebol europeu.

Ficou invicta nos quatro primeiros jogos da Copa do Mundo e realizou um grande primeiro tempo, marcando 1 x 0 na Holanda e perdendo oportunidades para liquidar o jogo. Na fase final o excelente goleiro Júlio César falhou no gol do empate holandês, o sistema defensivo falhou na cobrança de um escanteio e o aloprado Felipe Melo agrediu um adversário para ser expulso de campo. Aí o Brasil perdeu o jogo por 2 x 1 e caiu fora da Copa do Mundo.

Aproximadamente 15 minutos de descrontrole brasileiro foi o suficiente para a imprensa dos palpiteiros, dos profetas do futebol e dos zangados por terem os seus interesses contrariados, partir prá cima do técnico Dunga com vontade de submete-lo ao fuzilamento em praça pública. Até agora Dunga é alvo de ataques raivosos por parte de muítos que estão nos órgãos de comunicação "ensinando como se ganha um jogo de futebol".


 O presidente da CBF, Ricardo Teixeira, aproveitou a onda para afirmar, ainda na África do Sul, que as conquistas brasileira nada valiam e que o que realmente interessava era a Copa do Mundo. Declarou ainda que o próximo técnico "terá tudo para renovar a Seleção para a Copa de 2014, não importando resultados até lá".

E como ficará o torcedor brasileiro, sabendo que os jogos de 2010, 2011, 2012 e 2013 não interessa ? E como avaliar uma Seleção que pode perder tudo e ainda assim estará firme a caminho da Copa ?

Nos tempos de Falcão, Luxemburgo, Evaristo, Carlos Alberto Silva, Leão e mais alguns, foi perder e ser afastado.



Mano Menezes chamou os jogadores que ele considera como os melhores para um amistoso nos Estados Unidos, onde o placar não interessa. O escrete pode perder, até de goleada, desde que jogue o "futebol-arte". E não esquecer de mostrar um futebol ofensivo, prá frente. Ainda hoje temos comentaristas afirmando que "a Espanha ganhou a Copa com um futebol ofensivo".

 Sabem o que eles chamam de futebol ofensivo ? É vencer 4 jogos por 1 x 0 e marcar 8 gols em 7 jogos. O Brasil marcou 9 gols em 5 jogos.Parece que eles não sabem fazer uma continha simples. O maior mérito espanhol foi a disciplina tática.

Os chamados meninos do Santos foram convocados. São todos mascarados, arrogantes, embora tecnicamente bons. O melhor deles é André.Depois que começou o oba-oba da imprensa, o Santos caiu muíto.

Ganhou o título paulista (mesmo fazendo uma ótima campanha) ganhando do Santo André com ajuda da arbitragem,perdeu para o Atlético Mineiro na Copa do Brasil(no Mineirão) e foi derrotado 4 vezes no Campeonato Brasileiro, figurando em oitavo lugar na classificação. O jogo com o São Paulo(Santos 1 x 0, gol contra) foi considerado pelo jornal O Lance de "triste e vitória do menos pior". E os meninos já fizeram balançar o técnico Dorival Júnior.

Mano Menezes já mostrou as suas qualidades de bom técnico no Rio Grande do Sul e mais recentemente no Corinthians, mas não faz milagre. Vencer ou perder no futebol é responsabilidade de muítos e não apenas de um, dentro ou fora de campo.

Quando o Corinthians não venceu, os cronistas que se divertem com as demissões dos técnicos já estavam com suas famosas mesas-redondas debatendo o tema "Mano fica ou não fica".

A missão para conseguir êxito é difícil e exige, além de competência do comandante como técnico, muíta habilidade para não aceitar interferências de estranhos ao trabalho.Mano Menezes sabe disso e muíto bem.

E fica a grande dúvida : como avaliar a nova Seleção Brasileira se os resultados não interessam ?


Dídimo de Castro
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais