Cidadeverde.com

Craques brasileiros amargam desvalorização no futebol europeu

Imprimir

Negociados recentemente por altas cifras no mercado europeu, três jogadores brasileiros chamam atenção pela brutal desvalorização que tiveram em um breve espaço de tempo. Kaká, Robinho e Diego, atletas que despontaram no início dos anos 2000 no futebol brasileiro, convivem hoje com o ponto mais baixo de suas carreiras desde que chegaram à Europa.

Jogador de maior êxito entre os três, Kaká é o brasileiro cuja transação envolveu o maior valor até hoje. Comprado pelo Real Madrid junto ao Milan para a disputa da temporada passada, o brasileiro pouco produziu em seu primeiro ano na Espanha, passando a maior parte do período no departamento médico.

O meio-campista contabilizou somente nove gols na temporada 2009-10. E um problema crônico no púbis parece ser a maior razão das constantes lesões do ex-são paulino, que teve participação discreta na última Copa do Mundo, atuando visivelmente aquém de suas melhores condições físicas.

Kaká, de 28 anos, vale hoje pouco mais da metade dos 68 milhões de euros desembolsados pelo Real Madrid em junho do ano passado, que o transformaram no segundo jogador mais caro da história. Hoje, caso algum clube tenha interesse em tirá-lo do Real, 30 milhões de euros são suficientes.

Getty Images
Após temporada de pouco futebol e muitas lesões, Kaká vale hoje pouco mais da metade dos 68 milhões de euros pagos pelo Real Madrid

Contratado nos últimos instantes da janela de transferências europeia que antecedeu a temporada 2008-09, Robinho levou o emergente Manchester City depositar 40 milhões de euros na conta do Real Madrid para tê-lo. O brasileiro, no entanto, jamais decolou em gramados ingleses e foi emprestado ao Santos após muita insistência sua e do clube paulista, no início de 2010.

Robinho, de 26 anos, foi cogitado por Barcelona e Milan durante a Copa do Mundo da África do Sul, na qual marcou apenas dois gols. Os rumores, no entanto, perderam força nas últimas semanas e o clube de Manchester já descartou estender sua permanência no Santos. Ainda não é certo se Robinho atuará na temporada da Premier League prestes a iniciar, mas se alguém quiser levá-lo em definitivo, 20 milhões devem bastar. Uma desvalorização de 50% depois de duas temporadas apenas.

Com uma perda menos acentuada no valor, outro brasileiro merece destaque nessa desagradável relação. Trata-se do meio-campista Diego, formado no Santos e que há um ano trocou o Werder Bremen alemão pela Juventus, da Itália, por 25 milhões de euros. O brasileiro começou bem a temporada de 2009-10, mas seu futebol despencou vertiginosamente junto com todo o time alvinegro no decorrer da campanha.

Para a temporada europeia que se aproxima, a equipe de Turim trouxe o treinador Luigi Del Neri, que já trabalhou com Diego no Porto e não aprecia seu estilo de jogo. Com isso, muito se tem especulado na Itália sobre a disponibilidade de Diego no mercado. E caso a Juventus realmente se desfaça do meio-campista de 25 anos, seu preço está estimado em “apenas” 18 milhões de euros.

 Mas não são apenas os brasileiros que passam por momento semelhante no futebol europeu. Confira alguns outros nomes em liquidação:

Ibrahimovic
Custou aproximadamente 70 milhões de euros -40 milhões mais o camaronês Samuel Eto’o- ao Barcelona, que o tirou da Internazionale há um ano. Valor de hoje: 40 milhões de euros

Adebayor

O goleador de Togo foi do Arsenal para o Manchester City por 40 milhões de euros em 2009. Valor de hoje: 20 milhões de euros.

Berbatov
O Manchester United pagou 35 milhões de euros ao Tottenham pelo atacante búlgaro em 2008. Valor de hoje: 15 milhões de euros.

Benzema
O Real Madrid desembolsou 35 milhões de euros pelo francês que marcava muitos gols no Lyon até 2009. Valor de hoje: 18 milhões de euros.

Mario Gómez
O Bayern de Munique pagou 35 milhões de euros para tirar o atacante do Stuttgart em 2009. Valor de hoje: 10 milhões de euros.

Aquilani
O Liverpool pagou 25 milhões de euros para ter o jovem italiano, então na Roma, em 2009. Valor de hoje: 10 milhões de euros.

Van der Vaart
O holandês juntou-se ao Real Madrid proveniente do Hamburgo por 20 milhões de euros em 2008. Valor de hoje: 8 milhões de euros.


Fonte: IG

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais