Cidadeverde.com

Prefeitura quer que Qualix mude frota para renovar contrato

Imprimir
O procurador geral do Município, José Wilson Ferreira de Araújo, informou que a Prefeitura está mudando o contrato com a Qualix, empresa que presta serviço de coleta de lixo em Teresina. Entre as exigências, está a mudança de toda a frota de caminhões na capital, para 29 veículos novos. Caso as duas partes não entrem em acordo a Prefeitura poderá realizar nova licitação. 


A procuradoria analisa há quatro meses exigências que podem ser feitas em função da série de reclamações por má prestação do serviço. Além disso, o presidente Lula sancionou recentemente lei que trata dos resíduos sólidos, o que forçará o Município a incluir novas cláusulas para se adequar à legislação nacional. 

 
O superintendente de limpeza da Prefeitura, Vander Maia, acrescentou que a Qualix terá de instalar uma usina de reciclagem de entulho de construção e uma unidade separadora de material reciclável. O prazo para conclusão das obras seria de seis a nove meses. Além disso, a empresa ficará responsável por esterilizar o lixo de hospitais públicos. Os privados terão de se responsabilizar pelos próprios resíduos.



A Qualix é a única empresa autorizada para realizar a coleta pública de lixo, com orçamento de R$ 104 milhões em cinco anos. A Procuradoria ainda analisa a minuta a ser fechada com a empresa, que pode não concordar com as cláusulas.

A Prefeitura de Teresina também anunciou a liberação de recursos da Codevasf para aquisição de uma máquina móvel picotadora/trituradora de galhos, para a poda das árvores, avaliada em R$ 110 mil. O equipamento será comprado com contrapartida do Município, que é responsável também pela iluminação pública da capital. 

Yala Sena (flash)
Fábio Lima (Da Redação)
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais