Cidadeverde.com

Um simples treinamento deve ser motivo de festa

Imprimir
A imprensa esportiva brasileira não toma jeito mesmo. Bastou o Brasil vencer os Estados Unidos por 2 x 0 para começar o oba-oba. Ligeirinho os profissionais do rádio e da TV começaram a ganhar a próxima Copa do Mundo. Aliás, o Brasil dos profetas sempre ganha a Copa antes mesmo de começar.



É tanto elogio ridículo que chega a causar vergonha. Na Copa da África do Sul o Brasil tinha o "Fabuloso".Bastou a Seleção perder para a Holanda para descobrirem que bom é o Pato. Os inimigos do técnico Dunga estão descobrindo novos erros a todo momento e garantindo que "os meninos ganhariam a Copa", embora tenham fracassado no mundial da categoria de base.

E voltando ao amistoso com os Estados Unidos.  Os americanos não jogaram uma partida de futebol. Simplesmente estavam caminhando em campo.Não exerceram nenhuma marcação. O empenho foi seguramente inferior ao que é mostrado em treinamentos. Quem tiver dúvida, é só olhar as gravações da TV.

A avaliação de uma Seleção de Futebol deve ser feita ao longo do seu desempenho em vários momentos. A Seleção que perdeu a Copa estava muíto bem avaliada pelo que jogou em 54 partidas disputadas antes da competição em gramados africanos e ainda assim foi eliminada nas quartas-de-final.

Já estão afirmando que Mano Menezes está no caminho certo. Que caminho ? Agora que o técnico está começando o seu trabalho. Vamos analisar as coisas com responsabilidade e não colocando acima da realidade clara, claríssima, os problemas pessoais, os interesses financeiros.

OS NORDESTINOS

O futebol do Nordeste vai lutando para conseguir vagas na Série A em 2011, mas a caminhada é complicada. Realizada a décima terceira rodada, apenas o Náutico está entre os 4 primeiros da Série B. Bahia, Asa de Arapiraca, Icasa e Sporte vão alternando vitórias com derrotas. O América de Natal está na zona de rebaixamento.

Os candidatos mais sérios, pelo menos até agora,  às 4 primeiras posições são clubes do Sul e do Sudeste. Cada vez mais está ficando dificil para os clubes do Nordeste e também do Norte competirem em pé de igualdade com os mais fortes economicamente. As duas regiões têm 16 Estados e em torno de 150 clubes com futebol profissional. Na Série A do Campeonato Brasileiro estão apenas 2: Ceará e Vitória de Salvador. Na Série B estão mais 6: Náutico, Sporte, América-RN, Bahia, ASA e ICASA.

Estamos voltando a esse assunto na expectativa de que os senhores dirigentes abandonem a ilusão de que vão competir em pé de igualdade com a chamada "elite" do futebol brasileiro. E muíto cuidado com a falência total, causada por gastos completamente fora da realidade de nossa região.


Dídimo de Castro
[email protected]
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais