Cidadeverde.com

"B-r-o-Bro" terá calor de 41ºC com umidade do ar mais baixa da história

Imprimir

Para quem já está achando o clima quente e a umidade baixa em agosto, as notícias não são boas. O período de temperaturas mais elevadas no Piauí, conhecido com B-R-O-BRO pela coincidência da última sílaba dos meses que vão de setembro a dezembro, pode ser o mais seco da história. Meteorologistas estimam que a umidade relativa do ar pode ficar abaixo de 17%.





De acordo com Mainard Medeiros, da gerência de Meteorologia da Secretaria Estadual de Meio Ambiente - Semar -, se o percentual for atingido, será um novo recorde no Estado. A menor marca foi 18%, registrada em 2007. A Organização Mundial de Saúde classifica umidade abaixo de 20% como estado de alerta, e provoca problemas respiratórios, e secura na garanta, nariz, olhos e pele.


Nos últimos dias, a umidade em Teresina tem oscilado entre 40 e 42%. Na sexta-feira (13), ela caiu para 32% entre 10h e 15h. No semi-árido, os percentuais são menores.


A temperatura também deve subir. Esta semana, a mínima registrada ficou nos 27ºC, e a máxima em 37ºC. A partir do dia 10 de setembro o calor aumenta, e temperaturas de até 41ºC poderão ser sentidas tanto na capital como em alguns municípios do interior, sem dias específicos, até 20 de dezembro, para quando são esperadas as primeiras chuvas.





O recorde de temperatura elevada em Teresina foi de 41,7ºC. Em Bom Jesus, no ano de 2007, a máxima chegou a 45ºC, a maior já registrada no Piauí.


Queimadas
Mainard Medeiros relaciona as poucas nuvens, alta incidência de radiação solar, baixa velocidade do vento e queimadas como fatores que contribuem para a queda da umidade e aumento da temperatura neste segundo semestre. O Corpo de Bombeiros tem registrado vários focos de incêndio em matas neste mês.


"O vento muito baixo transporta a fumaça e foligem na atmosfera", explica o meteorologista. Ele alerta que as condições climáticas já favorecem o surgimento de queimadas, que são ajudadas pelo homem. "Pontas de cigarro, pedaços de vidro, latas de metal jogadas na mata. Tudo isso favorece para novas queimadas", acrescenta.





Chuva?
A única previsão de precipitação pluviométrica para os próximos dias é para a região de Buriti dos Lopes e litoral do Estado, na segunda quinzena deste mês. Mas nada que passe de um chuvisco, segundo os estudiosos da Semar. Com a floração do caju e da manga, a ocorrência de novas chuvas pode causar grandes perdas na safra do Piauí.


Fábio Lima
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais