Cidadeverde.com

Projeto Quinta Musical estréia em grande estilo com show de Tunai

Imprimir

O cantor, compositor e violonista mineiro Tunai volta aos palcos teresinenses para grande apresentação hoje, a partir das 20h, no Theatro 4 de Setembro, na estréia do Projeto Quinta Musical. A abertura local será feita pelo cantor Vavá Ribeiro. Amanhã, o cantor será destaque em show no Água de Chocalho, a partir das 22h.


Tunai estreou em 1978 como compositor com o bolero "Se Eu Disser", na gravação de Fafá de Belém. Neste mesmo ano se mudou para o Rio de Janeiro. Em 1979, Elis Regina o lançou com a emblemática "As Aparências Enganam" (Essa Mulher/Wea), tema da personagem de Fernanda Montenegro (Novela Belíssima/TV Globo 2005), que virou um sucesso, encorajando o compositor - a esta altura com mais de trinta músicas inéditas na bagagem, doze delas mostradas ao vivo para Elis - a gravar seu primeiro disco em 1980 na Polygram (hoje Universal) levado por Roberto Menescal, então executivo da gravadora. De lá pra cá, são mais de 160 músicas gravadas por grandes intérpretes da MPB, oito discos de carreira e uma coletânea dupla.


Neste seu novo projeto, Tunai: 30 anos de canção, o artista comemora 30 anos de carreira com o lançamento de um DVD/CD (gravado ao vivo com participações especiais) onde apresenta seus grandes sucessos e a música inédita “Manutenção”, que fala do nosso cotidiano. No repertório estão as músicas "Eternamente" gravada por Gal Costa e Fafá de Belém, "Só de Amor" por Simone e a já citada “As Aparências Enganam”, imortalizada na voz de Elis Regina. A maioria das obras é em parceria com Sérgio Natureza (seu parceiro mais constante) e Milton Nascimento, com quem compôs "Certas Canções" e "Rádio Experiência", que também estão no show.


A balada "Frisson", que estourou em todo o Brasil na voz de Tunai, com várias regravações, com destaque pra Ivete Sangalo (Suave Veneno/TV Globo 2000) e Roupa Nova; “Sobrou Pra Mim”, que foi trilha da novela Fera Radical/TV Globo 1988; "Sintonia", uma das 10 músicas mais tocadas do ano de 1985, segundo uma pesquisa, e também tema de novela da TV Globo. Também estará no show a versão inédita de TUNAI para “Jealous Guy”, de John Lennon, intitulada “Um Cara Ciumento”. Do seu mais recente CD "Dança Das Cadeiras" (Independente 2004), tem a música que dá título ao disco, parceria com Cláudio Rabello, e "Blues Afins" (Tunai/Sérgio Natureza) gravada por Jane Duboc. TUNAI faz uma homenagem aos afro-sambas de Baden Powell com o medley intitulado "Berimbau Assanhado", que inclui "Canto de Ossanha", "Berimbau", "Consolação" (Baden Powell/Vinicius de Morais), "Lapinha" (Baden Powell/P. C. Pinheiro) e "Upa Neguinho" (Edu Lobo/G. Guarnieri).


Recentemente, convidado por Max Pierre, para participar do projeto "Um Barzinho, Um Violão - Novela 70" (pela primeira vez gravado ao vivo no Morro da Urca, ao lado de mais 25 artistas como Zélia Duncan, Caetano Veloso, Herbert Viana, Zeca Pagodinho, Jorge Vercillo, Elba Ramalho, entre muitos outros), TUNAI cantou "Nuvem Passageira" (Hermes Aquino) da novela Casarão/TV Globo 1976, que fecha o roteiro de TUNAI: 30 ANOS DE CANÇÃO. Porém, surpresas podem ocorrer no show, com interpretações do artista para pérolas de Tom e Vinicius, Chico, João Bosco e Aldir Blanc, Gil e Milton Nascimento. Neste show, TUNAI será acompanhado por Thiago Amorim (piano elétrico), Bruno Felga (bateria e vocal), Francisco Falcon (baixo 7 cordas e upright) e Mário PC (saxofone, flauta transversa e vocal).

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais