Cidadeverde.com

Prefeitura renova com Qualix e coleta de lixo terá mais caminhões

Imprimir

O prefeito de Teresina Elmano Férrer assinou na manhã de hoje (26), no Salão Nobre do Palácio da Cidade, o novo contrato para prestação de serviços de limpeza urbana da capital com a empresa Qualix, no valor de R$ 105 milhões que serão pagos em cinco anos. Na oportunidade, a empresa apresentou o plano de trabalho para a coleta de resíduos sólidos de Teresina.


Para o prefeito, a apresentação e aprovação do plano para a coleta de lixo são essenciais para o município e para a população. “Queremos e vamos exigir uma melhoria na qualidade na prestação dos serviços. Esse novo contrato traz instrumentos que possibilitam a rescisão, caso a empresa não cumpra as exigências estabelecidas”, afirmou.


Segundo o secretário municipal de Planejamento, João Alberto Monteiro, a coleta deve começar a ser regularizada a partir de hoje e a nova frota de veículos deve entrar em funcionamento em 30 dias. “O grande problema que enfrentamos foi causado pela frota que não foi renovada. O contrato com a empresa foi estendido em um ano e depois mais seis meses, mas os carros só tem condição de uso por cinco anos”, analisa.


A empresa deverá ampliar a frota de caminhões compactadores e coletores de lixo, substituindo os veículos antigos por novos, totalizando 29 caminhões, sendo 26 funcionando e 3 de reserva em caso de manutenção; instalação de GPS para registrar em tempo real a área percorrida pelo veículo e aumento de 38 para 44 circuitos de coleta.


Projeto
O plano de trabalho apresenta oito atividades principais que deverão ser desenvolvidas pela empresa: coleta e transporte do lixo domiciliar; coleta e transporte de penas e vísceras; coleta seletiva de resíduos recicláveis e implantação e manutenção de Postos de Entregas Voluntários; implantação e operação de Unidade de Triagem de Resíduos provenientes da coleta seletiva; implantação de programa de educação ambiental; coleta e transporte de resíduos sólidos dos serviços de saúde (RSS); tratamento dos RSS em Unidade devidamente licenciada; implantação e operação de Unidade de Compostagem de Resíduos provenientes de áreas verdes.


Além disso, o aterro controlado será transformado em aterro sanitário que conterá três unidades: a primeira responsável pela triagem de materiais recicláveis operada por cooperativa de catadores de lixo, a segunda de compostagem de material proveniente de poda de plantas e capina e outra para reaproveitamento dos entulhos de construção civil.


Nesta última, os materiais passarão por processo de trituração dos resíduos e o produto deles poderá ser utilizado como matéria prima para confecção de argamassa, blocos de concreto e outros pré-moldados. Segundo Wander Maia, coordenador de limpeza e superintendente executivo da SDU Sul, a Prefeitura tem 10 dias para avaliar e aprovar o plano de trabalho apresentado pela Qualix. O novo contrato foi celebrado com o valor de 11% menos que o estimado.


Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais