Cidadeverde.com

O futebol Piauiense no centenário do Corinthians Paulista

Imprimir
Neste dia primeiro de setembro o Sporte Clube Corinthians Paulista festeja 100 anos. É o centenário de um dos clubes mais queridos do futebol brasileiro e o futebol piauiense está presente nessa longa história. Vamos contar como isso aconteceu.

AMISTOSO EM 1968

Na temporada de 1968, tempos em que os grandes clubes brasileiros saiam pelo País e pelo exterior realizando amistosos, o Corinthians veio a Teresina, para um amistoso com a Seleção Piauiense, cuja base era o Piauí Esporte Clube de Batista, Manuelzinho, Nonato Leite, Pila, Sanega e outros craques da época.



Pelo lado corinthiano os destaques eram o goleiro Marcial, o volante Dino Sani, o zagueiro Ditão, o artilheiro Flávio e o meia Rivelino, que viria a ser campeão do mundo dois anos depois no México. O Estádio Lindolfo Monteiro ficou cheio e o Corinthians venceu por 5 x 3. Os grandes astros do jogo foram Rivelino, Nonato Leite e Sanêga, este autor de 2 gols.  Foi um dos grandes jogos da história do nosso futebol.

NONATO LEITE NO CORINTHIANS

No dia seguinte ao amistoso em Teresina, o Corinthians embarcou para dar sequência à excursão, jogando em Fortaleza e Salvador. O técnico Lula gostou do futebol de Nonato Leite e levou o meia piauiense para um período de testes.  Nonato Leite atuou nas duas partidas, entrando no lugar do campeão do mundo Dino Sani. O Corinthians derrotou o tricolor cearense por 2 x 1, com dois gols de Rivelino. Em Salvador, na Fonte Nova, o Bahia venceu por 2 x 0. Nonato Leite seguiu com o Corinthians para São Paulo, mas voltou ao futebol piauiense, sendo, em seguida, contratado pelo Fortaleza.

VITÓRIA DO TIRADENTES

Dia 16.09.73, uma tarde de domingo, tivemos o confronto Tiradentes x Corinthians no Albertão perante mais de 30 mil torcedores. O jogo valia pelo Campeonato Nacional de Futebol. Aos 42 minutos do segundo tempo,aproveitando um escanteio, Caio Cambalhota marcou de cabeça e o Tiradentes venceu por 1 x 0.



O Tiradentes venceu com: Toinho; Célio Rodrigues, Ivan Limeira, Murilo e Marinho;  Gérson Andreoti e Joel; Néviton(Lima), Sima, Caio Cambalhota e Ventilador(Bira).

O Corinthians perdeu com: Armando; Zé Maria, Láercio, Wágner e Eberval; Tião e Rivelino; Ivan (Lance), Roberto(campeão do mundo) depois Paulo Borges Vaguinho e Marco Antônio.

No segundo turno do Campeonato de 73 o Corinthians enfrentou no Pacaembu e venceu por 3 x 0, gols de Lance, Adãozinho e Rivelino.

OUTRA VITÓRIA DO TIRADENTES

No Campeonato Brasileiro de 1983 o Tiradentes voltou a receber o Corinthians no Albertão. O público presente foi de 41.265 torcedores. Do lado corinthiano as grandes atrações eram Vladimir, Zenon, Biro Biro,Casagrande e Sócrates.Mesmo diante de um Corinthians forte, o Tiradentes venceu de maneira sensacional por 2 x 1, gols de Sabará e Hélio Rocha, este um verdadeiro golaço de fora da área.

No chamado jogo da volta, disputado no Estádio da Portuguesa, em São Paulo, os corinthianos foram à forra e golearam a equipe piauiense por 10 x 1.

Em competições mais recentes, o Corinthians goleou o Flamengo, mesmo jogando no Albertão, por 8 x 1. O dono do jogo foi o meia Marcelinho Carioca.

O Esporte Clube Flamengo enfrentou o Corinthians duas vezes no Estádio do Pacaembu, na capital paulista, e perdeu as duas pelo mesmo placar de 3 x 0.

No lançamento da pedra fundamental do Estádio Albertão em 1971 veio a Teresina um time de garotos do Corinthians, disputando amistoso no Estádio Lindolfo Monteiro. Quem despontava naquele grupo alvinegro era o lateral esquerdo Vladimir, ainda atuando nas chamadas equipes de base.

E assim o futebol piauiense escsreveu a sua participação na história do Sporte Clube Corinthians Paulista. No centenário do querido clube do Parque São Jorge.


Dídimo de Castro
[email protected]
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais