Cidadeverde.com

Leandro Guilheiro conquista a prata no Mundial de judô

O brasileiro Leandro Guilheiro conquistou nesta sexta-feira a medalha de prata na categoria meio-médio do Mundial de judô, realizado em Tóquio, capital do Japão. Ele perdeu na final para o sul-coreano Jae-Bum Kim no "Golden Score" (prorrogação), após sofrer um waza-ari (golpe que dá a segunda maior pontuação do judô) aos 16 segundos. Foi o segundo confronto de Guilheiro contra o asiático, prata nas Olimpíadas de Pequim - o brasileiro perdeu ambos.

O judoca paulista fez grande campanha no Mundial, ganhando cinco de suas sete lutas por ippon (golpe perfeito que vale a vitória). A única batalha vencida de outra forma foi o confronto contra outro brasileiro, Flávio Canto (bronze nos 81kg nas Olimpíadas de Atenas 2004), amigo de Guilheiro. No duelo, válido pela semifinal, o medalhista de prata venceu por yuko (duas punições).

Reuters
Leandro Guilheiro lamenta derrota para o sul-coreano Jae-Bum Kim, na prorrogação

A medalha conquistada por Guilheiro foi a segunda prata do Brasil na competiçãoLeandro Guilheiro foi campeão mundial júnior em 2002 e duas vezes medalhista olímpico (bronze em Atenas 2004 e Pequim 2008) Ele subiu de categoria depois do Mundial de 2009, em Roterdã. Desde que passou do 73kg para 81kg, o judoca ganhou medalhas em praticamente todos os torneios: bronze no Grand Slam de Tóquio 2009, ouro no Grand Slam de Paris 2010, prata no Grand Prix de Tunis 2010, bronze no Grand Slam do Rio de Janeiro 2010, ouro na Copa do Mundo de São Paulo 2010.

AP
Guilheiro teve que passar por pedreiras como Takahiro Saito, que lutava em casa

Outros brasileiros

Entre os outros judocas brasileiros, Flávio Canto (meio-médio) também realizou boa participação. Ele venceu todas as lutas por ippon até a semifinal, quando perdeu para Guilheiro. Na disputa pelo bronze, acabou derrotado pelo inglês Euan Burton, por yuko.

Tiago Camilo (90kg) venceu três lutas, mas foi parar na repescagem após derrota para o grego Ilias Iliadis. Não teve sucesso, após perder para o russo Kirill Denisov. Hugo Pessanha, da mesma categoria, caiu logo na segunda luta, após sofrer com um waza-ari do francês Romain Buffet.

No feminino, Maria Portela caiu logo na estreia da categoria 70kg, após derrota para a sul-coreana Ye-Sul Hwang. Confira a campanha do Brasil no Mundial de judô de Tóquio:

Masculino:

+100kg: Rafael Silva – 5º lugar

81kg: Leandro Guilheiro – 2º lugar (prata)

81kg: Flávio Canto – 5º lugar

90kg: Tiago Camilo – 7º lugar

Feminino:

78kg: Mayra Aguiar – 2º lugar (prata)


Fonte: IG

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais