Cidadeverde.com

Correios ameaçam deflagrar greve a partir da 0h desta quinta-feira

O Sindicato dos Trabalhadores da Empresa de Correios e Telégrafos (Sindtect) do Piauí ameaça entrar em greve a partir da 0h desta quinta (16). A categoria se reúne hoje (15) às 19h em frente da agência central para uma assembleia, mas já possui um indicativo para a paralisação.


“Eu diria que temos 80% de chance de grevar. Na assembléia de hoje à noite vamos acompanhar o que está acontecendo nos outros Estados. Ao todo, somos 35 sindicatos e 17 já deram o indicativo, inclusive o do Piauí. Basta mais um (para a paralisação geral), a não ser que aconteça alguma reviravolta até lá”, declara o primeiro secretário do Sindtect, Jailson Tavares Lima.


A principal queixa da categoria é a falta de trabalhadores nos Correios, a não contratação de novos funcionários e o atraso no concurso público.


“Queremos a contratação imediata de 30 mil funcionários. O concurso foi marcado para o dia 19 de novembro. A empresa está protelando, inclusive a firma para realização das provas foi contratada, mas depois o governo afirmou que só poderia acontecer depois das eleições”, explica Jailson.


Ele afirma ainda que no Piauí há uma deficiência de 3 mil funcionários.


O sindicato também é contra o plano de contingência do governo federal que quer realizar a contratação de 10 mil funcionários terceirizados para atuar como carteiros, atendentes comerciais e motoristas. “Não faz sentido algum, já que tem o concurso. O que o governo quer é enganar a população. Além do mais é ilegal: não se pode contratar terceirizados para um serviço que é o principal da empresa”, descreve o primeiro-secretário do Sintect.


A categoria também quer que o acordo que previa as negociações salariais apenas para 2011 seja cancelado e dado um reajuste já este ano. 

Serviços
De acordo com Jailson, o primeiro serviço a ser paralisado será o de entrega de correspondências e o atendimento de balcão em algumas agências.



Carlos Lustosa Filho
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais