Cidadeverde.com

CREA/PI planeja estudar ruas com risco de afundamento em Teresina

Arquivo/Cidadeverde.com
Afundamento na rua Francisco Mendes, zona Norte, em 2008

O Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Piauí - CREA/PI - planeja estudar cerca de 15 pontos com risco de afundamentos em terrenos de Teresina. O presidente do conselho, José Borges de Sousa Araújo, disse que a entidade está preocupada com o número, especialmente no trecho que entre os rios Parnaíba e Poti, onde ocorreram dois sinistros em 10 anos. 


O assunto será motivo de discussão na 14ª Feira e Congresso Internacional de Engenharia e Arquitetura - Fecon. Um pós-doutor em Geofísica da Universidade Federal do Ceará, um especialista do Instituto de Pesquisas Tecnológicas - IPT -, e um técnico do Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais - CPRM - do Rio de Janeiro, foram convidados para discutir o tema entre 19 e 22 de outubro, em Teresina. 


José Borges diz que o CREA não quer alarmar a população de Teresina, mas vê com preocupação a questão do afundamento, tendo em vista o histórico na cidade. Ele lembra os incidentes em 1999 na rua Simplício Mendes, Centro/Sul da capital, e em 2008 na rua Francisco Mendes, bairro Cabral, zona Norte. Nos dois casos, a perfuração de poços em regiões de cavernas subterrâneas podem ter sido determinantes.


O CREA fará estudos para detectar o que pode provocar os afundamentos. Além disso, em novembro, o conselho realizará vistoria nas 20 maiores barragens do Piauí. 


Yala Sena (flash)
Fábio Lima (Da Redação)
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais