Cidadeverde.com

BB, Cielo e Oi estudam parceria para promover os pagamentos via celular

Imprimir

Banco do Brasil, Cielo e Oi reforçaram a aposta na expansão do consumo das classes de menor poder aquisitivo, ao anunciar nesta quarta-feira uma parceria em pagamentos por telefone celular.


O negócio é feito em duas partes. Numa, BB e Oi vão emitir cartões de crédito co-branded da bandeira Elo. Além disso, a atual base de cerca de 250 mil clientes da Paggo, o atual serviço de pagamentos móveis da Oi, poderá ser repassada ao BB. Na outra, Cielo e Oi formarão uma joint venture, com 50%, que vai atuar na aceitação de pagamentos móveis.





Segundo os executivos dos três grupos, quando o serviço estiver em operação, a expectativa é que o trio conquiste cerca de um milhão de novos clientes a cada ano.


A expectativa das empresas é que a parceria, outra da série de acordos entre bancos, bandeiras de cartões e operadoras de telefonia nos últimos anos, finalmente impulsione o mercado de pagamentos móveis no Brasil.


Para o BB, a transação tem potencial duplo. Numa mão, vai tentar bancarizar os clientes da Paggo, grupo formado em grande parte por clientes de baixa renda na região Nordeste do país. Além disso, a mesma base poderá dar um impulso à Elo, bandeira nacional de cartões anunciada em abril em parceria com o Bradesco e que deve estrear em novembro.


"É uma oportunidade para bancarizar esse público e oferecer outros serviços financeiros", disse a jornalistas o diretor de cartões do BB, Denilson Molina.


Já a Cielo, maior credenciadora de lojistas para pagamentos eletrônicos no país, encara o acordo, que vem sendo costurado há 2 anos, como meio de expandir sua base de clientes.


"O pagamento por celular nos dá a chance de entrar em lugares onde os cartões hoje ainda não são aceitos", disse Eduardo Chedid, vice-presidente de negócios da Cielo.


Segundo ele, o desenho da parceria será definido nos próximos seis meses. Por ora, nem o nome da joint-venture nem o nome do cartão foram definidos.


O que os parceiros já acertaram é que não haverá exclusividade. Assim, o serviço está aberto tanto para outras bandeiras, quanto para bancos emissores e empresas de telefonia que quiserem aderir.


De acordo com Chedid, os atuais terminais (POS) da Cielo poderão operar com essa função após pequenos ajustes. Pelo lado da Oi, o diretor de mercado da companhia, João Silveira, garantiu que os atuais celulares da operadora também já estão aptos para pagamentos móveis. A base da empresa é de cerca de 37 milhões de linhas. "Não será necessária a troca de chips", disse.


Fonte: Reuters

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais