Cidadeverde.com

Exposição "Saliências" discute erotismo da arte em telas polêmicas

Imprimir

Fotos: Yala Sena/Cidadeverde.com



É impossível sair indiferente. Percorrendo a sala onde ocorre a exposição “Saliências”, no Espaço Trilhos, o público, sem dúvida, é provocado sobre o erotismo e a arte dos corpos nus. Doze artistas foram convidados para essa missão de expor na tela um imaginário que ainda é tabu e gera discussões.
 

Para evitar percalços, o curador da exposição resolveu limitar o acesso, proibindo a entrada de menores de 16 anos. A quem diga que a proibição é desnecessária.




Hostyano Machado, um dos artistas convidados, diz que o erotismo faz parte de sua arte e do dia-a-dia das pessoas. “Achei fantástica essa ideia da exposição. É uma forma de expressão em que o artista mostra o que está guardado, além de ter uma plástica linda”, disse Hostyano.


O curador e artista, Avelar Amorim, já sentiu na pele o preconceito a arte erótica. Este ano, ele foi vencedor do concurso Artes Plástica com uma tela em que mulheres comem num prato o órgão genital masculina e causou a ira dos que defendem a moral e os bons costumes.




“Esse tema incomoda, mexe e provoca debate. Queremos quebrar essa arte comportada e regionalizada que mostram cactos e cavalinhos. É preciso mostrar o cacto interagindo com o ser humano. Não é uma arte pornográfica e escrachada, mas um olhar acima de um tema ainda considerado tabu”, disse Amorim.



 
Entre os artistas que participam da amostra está Gabriel Arcanjo, Rogério Albino, Vitor Sampaio, Péricles Aguiar, Evaldo Oliveira, Inácio Portela, Jackson Cristiano e Dadinha Leal, entre outros.





A produção é de Josy Brito, ex-diretora da Casa de Cultura, que destaca a importância de se buscar novas alternativas de galerias em Teresina para atrair o público. “A exposição foi um desafio, pois não temos uma galeria de arte para receber trabalhos com essa temática, mas fizemos uma adaptação  que superou as nossas expectativas”, disse Josy Brito.





Exposição Saliências:

Local: Espaço Cultural Trilhos
Data: até o dia 30 de outubro
Horário: Das 8h às  12h e das 14h às 18 h – durante a semana
No sábado -  Das 8h às 12h
Contatos : (86) 9981-8224
Entrada:  gratuita








Flash Yala Sena
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais