Cidadeverde.com

Feira do Artesanato traz ao PI trabalhos de africanos e asiáticos

Imprimir

Começa no dia 19 de novembro, no Atlantic City, a 17ª Feira do Artesanato Mundial- FAM . É a primeira vez que Teresina recebe este evento, que vem fazendo sucesso no país inteiro levando aos estados brasileiros o que há de melhor no artesanato mundial. A feira, que conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Teresina, se estenderá até o dia 28.

 

O visitante que comparecer poderá conferir mais de 100 estandes de artesanato e culinária de 20 países e diversos Estados brasileiros. Estarão presentes artesãos de Tunísia, Peru, Indonésia, Paquistão, África do Sul, Equador, Turquia, Senegal, Japão, Marrocos, Egito, Dubai, Tailândia, Kênia, Arábia Saudita, Síria e Líbano.

 

Durante a viagem pelos diversos encantos criados pelas hábeis mãos de artesãos de diversas nacionalidades, os visitantes irão apreciar peças em tapeçaria, cerâmica, tecido, joias e metais enquanto degustam delícias pouco encontradas em Teresina, como o tradicional kibe egípcio, preparado na hora e servido com suco de uva com água de rosas. .

 

Entre os destaques da FAM 2010 encontra-se a “Caravana do Marrocos”, estande que exibe toda a exuberância deste país oriental apresentando peças de prata, bronze, cobre e vidro, além de tecidos fabricados em tear manual e luminárias em latão, ferro forjado e zinco.

 

Também será possível encontrar os autênticos chapéus artesanais Panamá, famosos por adornar cabeças ilustres como as de Winston Churchill, Getúlio Vargas, Santos Dumont e Al Capone. Feitos a mão a partir da palha toquilla, típica do Equador, o chapéu passa por um processo de composição que leva cerca de quatro meses para a confecção de cada peça. “Os visitantes poderão conhecer um pouco das artes dos cinco continentes do mundo e, ainda, de vários estados do Brasil sem sair de Teresina”, comenta Hilda Alves, da coordenação do evento.

 

Os países 

Brasil - A riqueza e a variedade do artesanato nacional representado por vários estados, com amostras de vestuário, cama, mesa e banho, objeto de decoração e culinária.

 

Índia – Pashminas, colchas, tapetes, almofadas, roupas, objetos de decoração em ossos, prata e pedras, luminárias, móveis.

 

Tunísia – Couro de camelo e essências. Entre os aromas apresentados na feira estão os de sândalo, ópio, mil e uma noites, baunilha, limão e outros. O cliente escolhe o perfume em um frasco feito artesanalmente de vidro soprado e pintado com ouro. Há peças em cerâmica e gaiolas em madeira.

 

Japão – Origamis, coleções diversificadas de camisetas com ideogramas japoneses e outros ornamentos típicos.

 

Síria - Marchetaria, objetos em cobre, luminárias, narguillés e terços.

 

Líbano – toalhas, caminhos de mesa, capas de almofada, mantas, móveis em marchetaria, caixas em marchetaria, objetos em cobre, luminárias.

 

Iêmen e Tanzânia – Peças de decoração, bijuterias e doces árabes.

 

Zimbábue – Almofadas e artigos de decoração.

 

Senegal – Esculturas em madeira, quadros e objetos de decoração.

 

Uganda – Esculturas e peças de decoração.

 

Marrocos – Peças de prata, bronze, cobre e vidro, além de tecidos fabricados em tear manual e luminárias em latão, ferro forjado e zinco.

 

Equador – Autênticos chapéus artesanais Panamá, feitos a mão a partir da palha toquilla, típica do Equador.

 

Indonésia – Objetos de decoração em rattan, madeira, flores artificiais, móveis, corais, madrepérola, prata e pedras típicas. Na tenda da Indonésia, os animais como elefantes, gatos, corujas e girafas estão em artigos de decoração como cadeiras e mesas. Há também máscaras produzidas artesanalmente, num processo que leva em média 15 dias, além de joias em madrepérola e bijuteria em madeira.

 

Egito – Objetos de decoração em papel, vidro, madeira, bijuteria, roupas típicas e culinária.

 

Turquia - Decoração, amuletos, copos, taças e xícaras em cristal turco, luminárias, bijuterias.

 

Quênia – Objetos de decoração em madeira ébano, pedra sabão, estatuetas, esculturas em madeira, osso.

 

África do Sul e Leste Africano – (arte negra) Quadros em cristais, ovos de avestruz decorados, bijuterias em madeira e osso.

 

Paquistão – Móveis feitos à mão, sapatos, xales, colchas, bijuterias, objetos de decoração em madeira e ônix branco.

 

Peru – Vestuário em lã e objetos de decoração em porcelana, brinquedos, acessórios.


[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais