Cidadeverde.com

Parnacorreia começa com trechos técnicos e etapa acaba em Camocim

Imprimir

Com largada de Parnaíba, às 9 horas da manhã para a primeira das 40 motos, seguido pelos competidores de quadriciclos, no total de seis, e, por último, os 12 carros 4x4 inscritos na prova de regularidade, começou com muita agitação o 8º Rally Parnacorreia, que tem realização e organização da LB Eventos.


Fotos: Thiago Amaral



Este ano, a prova se tornou maior, com dois dias de pura competição e 330 Km  de percurso. Este primeiro dia terminou em Camocim, no litoral do Ceará, com um total de 210 Km para estas modalidades. As bikes realizaram a etapa por trilhas na cidade de Parnaíba, com um total de 52 Km para os 10 atletas inscritos.





Nesta segunda-feira (15), um dia completamente diferente do primeiro. Para os motorizados, uma prova mais rápida e curta, com 120 Km de percurso entre Camocim e Viçosa. O dia terá um clima mais ameno e predomínio de trilhas em florestas e serras, muitas serras, em trechos de até 600 metros de altitude, pela Serra da Ibiapaba. As bikes também enfrentam mais uma etapa, com 58 Km na cidade de Camocim.





Participaram da prova competidores do Piauí, Ceará e do Rio Grande do Norte. Nos carros 4x4, três categorias: graduado, turismo e expedição. Nas motos, os inscritos estão divididos entre máster, júnior, novato e estreante, além da categoria única para os quadriciclos. Três pilotos de moto de Mossoró – RN estão participando. Thiago Salomão, na categoria máster, disse que todos da sua equipe participam pela primeira vez do rally. “A gente veio porque sabe que a prova é boa e muito bem organizada e também para se preparar para o Rally Piocerá, em janeiro”, disse o capixaba. Também de Mossoró estão participando Urieldson Nascimento (novato) e Edilberto Filho (Junior). O trio também compete no campeonato capixaba de enduro de regularidade. Até o momento, Thiago ocupa a 5ª posição, Urieldson está em 4º e Edilberto está liderando.





Para os motorizados, o dia começou com sol forte e trechos de muita navegação até os 60 quilômetros iniciais, com muitos laços e trechos para “bater cabeça” navegando. De Parnaíba, os competidores seguiram rumo ao município de Luís Correia, onde muitos turistas lotam a cidade neste feriado prolongado. “Logo no começo da trilha, um laço, mas consegui fazer. Depois, havia um trecho mais difícil de navegar, com muitos descampados, que deixavam dúvidas por onde seguir, com areia, mas muito boa a prova”, disse o piloto de quadriciclo de Teresina-PI, Audir Larges de Carvalho Neto.





O piloto Cristóvão Cabral, da cidade de Piripiri, ao Norte do Piauí, fez sua estreia em competição neste Parnacorreia e já começou com alguns atropelos. “Meu Road book (equipamento de rolagem da planilha que é instalado na moto) quebrou e agora vou ter que passar manualmente. Dificulta um pouco, a gente perde mais tempo, mas dá para prosseguir”, disse com empolgação ainda nos 40 quilômetros iniciais da prova, no neutralizado em Luís Correia.





Nos carros, muitas famílias unidas querendo o título da prova. O empresário de Parnaíba Celso Gonçalves, que está disputando a prova na categoria expedição, comenda o volante do carro, tendo a filha Bruna Oliveira, de 16 anos, como navegadora. A mãe Janaína está fazendo o apoio da dupla. Também na categoria expedição, pai e filha trabalham em equipe a bordo de uma picape Frontier. Élcio de Lima conta com a filha de apenas 11 anos, Sabrina de Moraes. A mãe e esposa Juliana de Moraes é só preocupação com a dupla querida. “Quero é que eles cheguem bem, não importa se houve atraso na largada“, disse, referindo ao horário da largada que teve atraso de 30 minutos.





Depois dos trechos mais técnicos, a prova seguiu para trilhas dos municípios de Barra Grande e Cajueiro da Praia, ainda no litoral piauiense, Depois, o rally seguiu para uma outra parte da prova, com mais calor e vegetação típica do sertão entre a divisa de Piauí e Ceará. A prova seguiu por trechos de trilhas como endurista gosta, piçarra e alguns trechos com areia, sem muitas dificuldades de tráfego. A prova cortou o Piauí e adentrou no Ceará por Chaval, onde houve mais um neutralizado técnico em um posto de gasolina, parada para zerar o percurso percorrido até o ponto. O diretor da prova de motos, parnaibano Fred Oliveira descreveu os trechos finais. “Os últimos 10 quilômetros serão mais técnicos e com areia pesada até camocim. Sem dúvida, esse foi o dia que exigiu mais esforço físico e emocional dos pilotos”, destacou.


Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais