Cidadeverde.com

Ministro rejeita intervenção no HUT e manda recado a prefeitos do Piauí

Imprimir

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, descartou nesta quarta-feira (17), em Teresina, a possibilidade de fazer uma intervenção federal no Hospital de Urgência de Teresina (HUT).

Fotos: Thiago Amaral



“Não há a menor possibilidade disso (intervenção), não tem sentido. Intervenção federal não existe. Isso não acontecerá, simplesmente. O SUS é sistema de parceria onde se trabalha juntos. Não tem sentido uma intervenção. Isso não resolve nada”, garantiu o ministro durante solenidade no Palácio de Karnak.


Na entrevista, o ministro mandou um recado para os prefeitos. “Que os prefeitos não mandem de maneira irresponsáveis pacientes para cá (HUT) se podem ser atendidos na sua cidade”, disse.





Ele solicitou também que os prefeitos destinem 15% dos recursos para a Saúde e que não feche serviço quando o Estado abre.


“Quero chamar atenção, pois todos nos concordamos que as condições dadas agora na saúde não são as adequadas e as melhores, agora é importante que ninguém fique sem atendimento. Tem que dar atendimento de qualquer maneira a todos”.

O ministro falou que todos os recursos que a Prefeitura de Teresina pediu foram liberados no HUT. “O Ministério da Saúde continua a disposição do prefeito e do governador para dar todo apoio necessário”





Atualizada às 14h22

Piauí com alto risco de epidemia

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, confirmou que o Piauí está entre os Estados com risco de epidemia da dengue, durante solenidade no Palácio de Karnak. No Estado são mais de 7 mil casos da doença e seis óbitos.

Fotos: Thiago Amaral


Temporão informou ainda que a vacina contra a doença está sendo testada no Espírito Santo e pode está disponível em até cinco anos. “Estamos confiantes. Há uma grande chance da vacina ser eficaz. Infelizmente vamos demorar de três a cinco anos para que a vacina esteja no programa nacional de imunização. Não tem milagre, vamos ter que usar ferramentas que temos hoje, como a vigilância, a mobilização e educação”, declarou.

Segundo Temporão, não existe nenhuma vacina no mundo contra a dengue e só tem esta em teste.

O ministro comentou que o Hospital Getúlio Vargas (HGV) está passando por uma reforma para desafogar o Hospital de Urgência de Teresina (HUT) e também abrirá o Hospital Universitário (HU) no próximo ano, com 280 leitos.



Para contestar críticas sobre falta de investimentos, o ministro disse que o Piauí mais recebido verbas. Em 2007 foram R$ 250 milhões e agora foi ampliado para R$ 400 milhões, tendo um aumento de mais de 60%.

Veja mais:

Em solenidade, FMS pede ajuda ao ministro da Saúde sobre caos no HUT
Vereadores se chocam com as 200 macas no HUT e pedem intervenção
Mutirão não resolverá problema de lotação no HUT, diz diretor do HGV

Flash de Yala Sena (direto do Palácio de Karnak)
Redação Caroline Oliveira
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais