Cidadeverde.com

Anvisa aponta excesso de sódio no miojo e refrigerantes de cola

Imprimir

Alimentos industrializados apresentam muito sódio e a quantidade pode variar mais de 10 vezes de uma marca para outra. O miojo e os refrigerantes de cola sem açúcar são os principais vilões. É o que aponta estudo da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), divulgado na tarde desta quinta-feira (18), que verificou os teores de sódio, gordura saturada, gordura trans e açúcares em mais de 20 categorias de alimentos.


A quantidade de sal na batata palha pode variar até 14 vezes, já nos salgadinhos de milho, essa diferença chega a 12,5. O macarrão instantâneo com tempero chamou atenção pela grande quantidade de sódio encontrada. "Em algumas amostras ficou constatado que, ao comer uma única porção desse alimento, a pessoa está ingerindo 167% do sódio recomendado para ser consumido durante todo dia", explica a diretora da Anvisa Maria Cecília Brito.


O macarrão instantâneo e seus temperos, além da grande quantidade de sódio, apresentam ainda oscilação desses teores de 7,5 vezes na quantidade de sódio nos macarrões instantâneos e de 7,2 nos temperos.


Para a diretora da Anvisa, a diferença nos teores de sódio comprova que é possível a indústria produzir alimentos mais saudáveis. "Vamos encaminhar essa pesquisa para o Ministério da Saúde, para que seja pactuado entre Governo Federal e as indústrias de alimentos uma redução das quantidades de gorduras, açúcar e sal nos alimentos processados", afirma a diretora da Anvisa.


Bebidas


A pesquisa detectou também que os níveis de sódio dos refrigerantes de baixa caloria, tanto à base de cola quanto à base de guaraná, apresentam maiores valores de sódio em relação aos refrigerantes comuns. Nos refrigerantes de cola, a média encontrada foi de 54mg/l, enquanto nos refrigerantes de cola de baixa caloria essa média foi de 97mg/l.


Já nos refrigerantes de guaraná, os valores médios de sódio encontrados no produto convencional e no de baixa caloria foram 81 mg/l e 147 mg/l respectivamente.


“Esses valores mais altos podem ser explicados pelo uso de aditivos, como o ciclamato de sódio, nos produtos de baixa caloria. Entretanto, é preciso considerar que existem limites estabelecidos e que a quantidade utilizada dessas substâncias não representa um risco para a saúde”, pondera Brito.





Açúcar


No caso dos sucos, bebidas com concentração de polpa da fruta entre 30 e 50%, o estudo indicou menor quantidade de açúcar nas amostras de suco de manga (9,8g/100ml) e maior quantidade no suco de uva (14,5 g/100 ml).


Já para os néctares, bebidas com concentração de poupa de fruta entre 20 e 30%, os menores índices de açúcares totais foram encontrados nos sabores de laranja, maçã e pêssego com uma média em torno de 11g/100ml. Os de uva são os campeões em teores de açúcares totais com índices que chegam à 14g/100ml.


Gorduras


Entre as batatas fritas, 17 das 28 marcas analisadas estavam com teores de gordura saturada acima da média. Nas batatas palhas, 55% das marcas analisadas estavam com teores de gorduras saturadas com valores superiores à média. Nos salgadinhos de milho, o maior valor encontrado de gordura saturada (2,6g/25g) foi dez vezes maior que o valor mínimo (0,25g/25g).


Nos biscoitos, o que apresentou os maiores teores de gorduras, tanto saturadas quanto trans, foram os de polvilho. “Com essas informações em mãos, que apontam tanto uma variação de nutrientes dentro de uma mesma categoria de alimentos, quanto entre categorias diferentes, fica mais clara a necessidade de o consumidor observar com atenção as tabelas nutricionais nos rótulos dos alimentos e optar por alimentos mais saudáveis”, orienta a diretora da Anvisa.


Fonte: Uol

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais