Cidadeverde.com

Professores farão protesto contra fim do Instituto Antonino Freire

Imprimir

Professores do Instituto Superior de Ensino Antonino Freire - ISEAF - decidiram realizar manifestação na próxima quinta-feira (2), contra o ponto da reforma administrativa que extingue a instituição de 100 anos, completados no último maio. Na mesma data, os docentes tentarão se reunir com o governador Wilson Martins (PSB) para tentar convencê-lo a tirar o artigo do projeto, que foi entregue hoje na Assembleia Legislativa e deve ser votado nos próximos dias.


A categoria havia sido informada da incorporação do ISEAF à Universidade Estadual do Piauí - Uespi. No entanto, ao ter em mãos o projeto da reforma administrativa, se surpreendeu com os artigos que prevêem a extinção do Instituto e a transferência do quadro do pessoal efetivo para a Secretaria de Educação e Cultura - Seduc. A Uespi na verdade ficaria apenas com a estrutura da instituição.


Para o presidente do sindicato dos professores do ISEAF, Vanderlan Pereira, esteve reunido na tarde desta terça-feira para discutir o destino dos 103 professores e 912 estudantes matriculados. A categoria, que luta por equiparação dos salários aos de docentes universitários ficaria restrita a lecionar nos ensinos Fundamental e Médio, caso remanejada para a Seduc. Além disso, a transferência dos estudantes ainda dependeria de aprovação do Conselho da Uespi.


Diretor regional do Sindicato Nacional dos Docentes de Instituições de Ensino Superior - Andes -, o professor Daniel Solon já manifestou apoio aos que trabalham no Instituto. "Além de não ter sido debatido com a comunidade do ISEAF, esse projeto traz sérios prejuízos tanto para os alunos como os próprios professores e servidores, que vão ser transferidos para a secretaria de Educação", declarou.


Fábio Lima
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais