Cidadeverde.com

Cico soluciona 88% dos assaltos a banco no Piauí em 2010

Imprimir

Acontece nesta quinta (2) a terceira Reunião Temática sobre Roubo a Banco organizada pelo Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas (GNCOC) - Coordenação Setorizada Norte/Nordeste. O encontro reúne especialistas da segurança e setor jurídico para buscar formas de melhor combater este tipo de crime que cresce no país. No Piauí foram registrados 9 assaltos a banco somente este ano.

Fotos: Adriana Cláutenes Lemos/Cidade Verde.com



Representante do Ministério Público Ana Isabel Dias

 
A representante do Ministério Público Ana Isabel Dias disse que o Piauí foi escolhido para sediar a reunião para sensibilizar as autoridades e adequar à realidade local as novas estratégias de combate a este tipo de crime organizado. “Queremos intensificar o trabalho de combate a estas quadrilhas porque há dados de que a ação delas vêm aumentando no Nordeste, inclusive com uso de explosivos”, declarou.



Carlos César, presidente da Cico, investiga o caso


No último dia 5 de novembro, bandidos usaram dinamite para explodir o caixa eletrônico do Banco do Brasil em Curimatá.


De acordo com o delegado, Carlos César Camelo, da Comissão Investigadora do Crime Organizado, em 2010 já foram registrados 9 furtos e assaltos a banco no Piauí, sendo que 8 deles foram solucionados. O único ainda sem solução foi o do banco de Cocal.


Bando preso pela Cico tentou explodir banco em Curimatá 
Quadrilha assalta BB de Cocal, faz 7 reféns e deixa 5 feridos


Ao todo foram 32 pessoas presas ou indiciadas. “A polícia percebe que as quadrilhas que atuam no Piauí são formadas por membros de diversos Estados. Estamos realizando o nosso trabalho, mas um evento como este é importante porque a polícia não atua sozinha. O Ministério Público tem a participação de permitir que as investigações sejam mais aprofundadas”, diz Camelo.


Coordenador do GNCOC, Bosco Valente

O Coordenador do GNCOC, Bosco Valente afirma que as reuniões que congregam diversas entidades da segurança promovem a articulação e a criação de uma estratégia para combate ao crime a nível nacional. “O que mais preocupa neste viés do Crime Organizado é a expansão dos assaltos a banco em todo o país, trazendo uma sensação de insegurança para a população”,descreve.



Flash de Adriana Cláutenes
Redação Carlos Lustosa Filho
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais