Cidadeverde.com

Grêmio passa pelo Botafogo por 3 a 0 e garante G4

Imprimir
Neste domingo, o Grêmio justificou mais uma vez o apelido de Imortal. Após figurar na parte inferior da classificação durante todo primeiro turno, o Tricolor reagiu na tabela de forma impressionante e garantiu o G4 do Brasileiro ao vencer o Botafogo por 3 a 0, com gols de André Lima, Jonas e Douglas, no Estádio Olímpico lotado. O placar levou o clube gaúcho aos 63 pontos e manteve vivo o sonho da vaga na próxima Libertadores.



Agora o Grêmio vai esperar até a próxima quarta-feira para saber o futuro. Se o Goiás levar a Copa Sul-Americana, diante do Independiente, na Argentina, leva a classificação à Liberta para a Região Centro-Oeste. No primeiro jogo, 2 a 0 favorável ao clube brasileiro. Pelo lado do Glorioso, que estacionou nos 59 pontos, restou a Copa Sul-Americana de 2011 e a Copa do Brasil.

PRESSÃO TOTAL

Com três volantes no time e Lucio Flavio no banco, o Botafogo viveu um início de sustos no Rio Grande do Sul. Aos dois minutos, Lúcio desceu pela esquerda e cruzou na cabeça de Jonas, que obrigou Jefferson a operar milagre. Dentro da pequena área, o artilheiro do campeonato mirou o chão e o camisa 1 alvinegro esperou o momento certo para afastar o perigo.

No minuto seguinte, Douglas bateu escanteio pela direita e Rafael Marques carimbou a trave, após bom cabeceio. Lances que sacodiram os 45 mil gremistas no estádio. Nervoso, o Alvinegro ainda sofreu com desmaio sofrido por Loco Abreu. O atacante uruguaio se chocou com Rafael Marques em disputa pelo alto e levou a pior, posteriormente apagado por dois minutos. Para sorte do Bota, o 13 se levantou e continuou no duelo.

Porém, a situação da Estrela Solitária ainda iria piorar. Aos 13, Joel Santana foi expulso pelo árbitro Sandro Meira Ricci depois de reclamar muito. Joel não se conformou e demorou cinco minutos para sair de campo. Depois de o técnico ir para o vestiário, o buraco ficou ainda maior.

Aos 20 minutos, André Lima e Jonas tabelaram na intermediária e o segundo chutou forte. Jefferson deu rebote e André Lima entrou na área para estufar a rede. Grêmio cada vez mais perto de garantir a quarta posição, enquanto Bota cada vez mais tenso e envolvido em brigas com o rival.

De concreto, a primeira chance alvinegra só aconteceu aos 33. Fahel cruzou da direta e Loco Abreu pegou firme, de fora da área, para defesa de Victor. No rebote, Caio mandou por cima do gol. Foi só isso, pois o Grêmio é que mandou na etapa e fez mais um antes do intervalo. Mais uma vez, toques da dupla André Lima e Jonas. Da meia-lua, Jonas bateu no canto direito de Jefferson e correu para a torcida, aos 38.

POUCO MUDOU

No Alvinegro, Edno entrou no lugar de Lucas Zen para tentar dar mais ofensividade ao time. Efeito pouco sentido no início da etapa complementar, marcada por muitas faltas. Tranquilo, o Grêmio só esperou para fazer mais um. Jefferson pegou errado e deixou a bola nos pés do ataque tricolor. Sem a presença da defesa, André Lima só rolou para Douglas, que tocou para a meta vazia, aos oito.

Daí, o Bota precisaria de quatro gols para ficar com o G4. Naturalmente o ânimo alvinegro baixou, enquanto o Grêmio controlou as ações e fez a alegria da arquibancada. Na base da vontade, Alessandro chegou a tentar duas vezes pela direita, mas a defesa gaúcha não cometeu vacilos.

Aos 24, Herrera entrou no lugar de Danny Morais e voltou aos campos após um mês afastado com lesão no ombro esquerdo. O argentino contagiou os companheiros com vontade, o que fez o Bota finalmente avançar. Antônio Carlos quase descontou em bate-rebate na área, mas parou na trave. Mas era dia do Grêmio, que fez a própria parte pela Libertadores.

FICHA TÉCNICA:

GRÊMIO 3 X 0 BOTAFOGO

Estádio: Olímpico, em Porto Alegre (RS)
Data/hora: 5/12/2010 - 17h (de Brasília)
Árbitro: Sandro Meira Ricci (DF)
Auxiliares: Márcio Eustáquio Sousa Santiago (Fifa-MG) e Marrubson Melo Freitas (DF)
Renda/público: R$ R$ 949.795,50 / 41.457 pagantes
Cartões amarelos: Fábio Rochemback, Douglas, Jonas, Adilson (GRE); Lucas Zen (BOT)
GOLS: André Lima, 20'/1ºT (1-0); Jonas, 38'/1ºT (2-0), Douglas, 8'/2ºT (3-0)

GRÊMIO: Victor; Gabriel, Paulão, Rafael Marques e Fábio Santos; Fábio Rochemback (Neuton, 24'/2ºT), Adilson, Lúcio (Gilson, 44'/2ºT)e Douglas; Jonas e André Lima (Diego Clementino, 29'/2ºT). Técnico: Renato Gaúcho.

BOTAFOGO: Jefferson, Antônio Carlos, Leandro Guerreiro e Danny Morais (Herrera, 24'/2ºT); Alessandro, Fahel, Lucas Zen (Edno, intervalo), Somália e Marcelo Cordeiro; Caio (Tulio Souza, 33'/2ºT) e Loco Abreu. Técnico: Joel Santana.


Fonte: Lance

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais