Cidadeverde.com

Posse de Dilma terá 30 autoridades do exterior; Povo acompanha ensaio

Nem a chuva desanimou os espectadores do ensaio geral da posse da presidenta eleita, Dilma Rousseff. Algumas pessoas, como o professor Amadeus Rodrigues, foram pegas de surpresa pelo evento que fechou hoje (26) a Esplanada dos Ministérios.

Fotos: José Cruz/ABr

“Vim trazer a minhã irmã para conhecer a cidade. Não sabia que o ensaio da posse era hoje. Nem vimos tudo, porque chegamos no final. Pelo que vi aqui, essa cerimônia vai ser um show”, afirmou Rodrigues.

A lavradora maranhense Jaci da Silva Viana acompanhou, emocionada, o ensaio da cerimônia, ao lado do cunhado e da sobrinha. “Cheguei e tive uma surpresa. Amei o ensaio e tenho certeza que a posse vai ser muito linda. Pena que não vou assistir, pois vou embora no dia 28.”


O guardador de carros e cadeirante Robson Almeida Borges vive em Brasília há 17 anos e já viu várias posses presidenciais. Ele, que mora na Praça dos Três Poderes, disse ter ido ao ensaio para acompanhar a movimentação dos seguranças no dia da posse.

“Vim assistir ao ensaio para ver como será [dia 1º]. Quero falar com o presidente Lula assim que ele descer a rampa e pedir uma cadeira de rodas nova. A minha está toda quebrada e eu preciso muito. Acho que o Lula vai me ajudar”, afirmou.

Segundo o cerimonial do Itamaraty, no próximo sábado (1º), cerca de 20 mil pessoas são esperadas para a cerimônia de posse da presidenta eleita, Dilma Rousseff. Além dos eventos oficiais, também haverá shows na Esplanada dos Ministérios. 


Depois da cerimônia no Palácio do Planalto, Dilma recepcionará chefes de Estado, ministros e outras autoridades em um coquetel no Itamaraty. A previsão é que o evento termine às 21h. Segundo o chefe do cerimonial do Itamaraty, até o momento 30 autoridades internacionais, sendo 12 chefes de Estado estão confirmados para a cerimônia. 

Estão confirmados os chefes de Estado da Bolívia, Venezuela, Colômbia, do Peru, Uruguai, Paraguai, Suriname e Chile. A delegação da Argentina ainda não confirmou. Também devem vir o primeiro ministro da Coreia do Sul, o príncipe das Astúrias e a secretária de Estado dos Estados Unidos, Hillary Clinton.

Fonte: Agência Brasil
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais