Cidadeverde.com

Secretário contesta inspeção na Orla de Atalaia; CREA reage

Imprimir
Após a divulgação do laudo do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agrimensura do Piauí - CREA-PI, que condenou a qualidade do material usado na orla da praia de Atalaia, em Luís Correia, o ex-secretário de Infraestrutura reagiu. Hoje na pasta dos Transportes, Avelino Neiva contestou a capacidade do órgão para realizar o trabalho e acusou o mesmo de proteger um engenheiro por ele demitido. 

"Se o CREA está protegendo esse engenheiro, proteja o engenheiro dele. Agora eu digo que não é a maneira correta de se trabalhar", disse Avelino Neiva durante o Notícia da Manhã desta terça-feira (4). Sem citar nomes, ele acusou o profissional de ter influência junto ao Conselho e justificou sua demisão por construir obras "sonrisal" (que se desmancham) no Piauí. 

Avelino Neiva também apontou que o CREA não conheceria o projeto da orla, e tal inspeção deveria ser feita por uma empresa especializada. Ele afirmou ter constatado que o material de baixa qualidade foi identificado em setembro e retirado da obra, que é acompanhada pela Polícia Federal e Ministério Público Federal com inspeções regulares. 

Fotos do laudo feito pelo CREA na orla da praia de Atalaia

À tarde, no Jornal do Piauí, o presidente do CREA rebateu as declarações, consideradas por ele levianas. José Borges Araújo disse que a atuação do conselho é independente e não envolve interesses pessoais de profissionais, e estranhou a postura do secretário. "Ele podia estar muito bem agradecendo ao trabalho que o CREA está fazendo", disse.

O presidente do CREA lembrou críticas feitas em outros casos, como na vistoria que identificou problemas no estádio Albertão, e afirmou que novos ataques não são motivo para baixar a cabeça. Sobre a orla, Araújo frisou que o material colhido em novembro foi levado para testes em laboratório, que confirmaram sua qualidade inferior e não resistência ao teor de salinidade do litoral piauiense.

Leilane Nunes e Fábio Lima
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais