Cidadeverde.com

As homenagens ao pioneiro da imprensa esportiva

Imprimir
Neste dia 14 de janeiro de 2011 Carlos Said completa 80 anos de idade. As homenagens começaram dias antes com uma bela homenagem da TV Cidade Verde no programa especial de final de ano e prosseguem com um jantar com familiares e amigos.

A trajetória de Carlos Said é uma das mais importantes de toda a história da comunicação esportiva brasileira. Já nos anos cinquenta o chamado MAGRO DE AÇO  começava a sua atuação no esporte piauiense, transmitindo futebol através de serviço de amplificadora. Logo ingressou na Rádio Difusora de Teresina, onde montou uma verdadeira escola de rádio, ao oferecer oportunidades aos jovens que lhe procuravam.



Na emissora dos Diários Associados permaneceu durante vários anos, apresentando programas, fazendo comentários e transmitindo jogos de futebol. Em 1962 passou para a Rádio Pioneira, atendendo a convite de Dom Avelar Brandão Vilela, para implantar os departamentos de esportes e jornalismo. Criou os programas Revista Pioneira, Irmãos da Estrada, Reminiscências Esportivas, Flagrantes Esportivos, Bola na Rede, Marcação Cerrada.

Carlos Said criou o famoso slogan RÁDIO PIONEIRA, A EMISSORA QUE NÃO PÁRA. Said usava o chamado carro de frequência modulada e percorria toda a cidade fazendo a cobertura dos fatos com notícias "em cima da hora".Com o seu jeito e faro de repórter, Carlos Said transmitia as notícias com um estilo próprio que despertava a atenção de todos. A voz de Carlos Said já despertava a atenção geral.

No plano nacional o Pioneiro da Imprensa Esportiva Piauiense conseguiu figurar entre os mais importantes comentaristas esportivos do Brasil, no nível de João Saldanha, Rui Porto, Mauro Pinheiro, Mário Moraes, no Rio de Janeiro e São Paulo. No Nordeste formou no time dos astros do microfone, como Barbosa Filho, José Santana e Paulino Rocha.

Além do seu extraordinário trabalho nos meios de comunicação( Rádio, Jornal e Televisão ), Carlos Said marcou sua presença em diversas ações voltadas para o desenvolvimento do nosso esporte, como Presidente do Conselho Municipal de Esportes, Conselho Administrativo da FAGEP na fase de construção do Albertão, Vice-Presidente da FAGEP, Diretor do Departamento de Árbitros, Advogado junto ao Tribunal de Justiça Desportiva, membro de equipes na organização de clubes do nosso futebol. E mais : Carlos Said jogou futebol de salão no time da Faculdade de Direito, jogou futebol como goleiro e foi até árbitro de futebol.

Carlos Said trabalhou como servidor do INSS e como Professor Universitário, participando para a boa formação de várias gerações de estudantes no Estado do Piauí.

O Pioneiro da Imprensa Esportiva Piauiense chega aos 80 anos e vai em frente. Continua o seu trabalho no Rádio, na TV e no Jornal. E o faz com dedicação e entusiasmo, mantendo o mesmo estilo dos velhos tempos.Ha anos ficou sem sua esposa, dona Rochelani, e segue na companhia dos filhos Gustavo, Fernando, Cláudio, Soraia e Rochele.

Eu, na qualidade de aluno e seguidor de Carlos Said na sua ESCOLA DE RÁDIO, estou feliz por participar das comemorações dos seus 80 anos e por formamos a dupla com mais tempo de trabalho no rádio esportivo brasileiro.

E bola prá frente, Magro de Aço.Ainda temos muíto o que fazer juntos em nosso Estado do Piauí.


Dídimo de Castro
[email protected]
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais