Cidadeverde.com

Sarau homenageia 100 anos da banda Lira Barrense e escritores

Imprimir

Ela nasceu em 1911. Os barrenses contam que o grupo surgiu de um protesto – o primeiro movimento dos caras pintadas do município – contra a falta de estradas na região. Depois da manifestação, o grupo virou voz ativa em agenda cultural e nasceu o Lira Brasileira e posteriormente Lira Barrense.


Fotos: Yala Sena/Cidadeverde.com


Maestro Teotônio Rodrigues comandado a banda

A banda já se apresentou para governadores, vice-presidente da República e ministros. Para comemorar o centenário do grupo, o primeiro Sarau de Barras homenageou a banda que é uma das mais antigas do Estado. O maestro Teotônio Rodrigues de Oliveira informou que a Lira conta com 39 integrantes e aposta na Escola de Música, que será criada este semestre, para formar novos alunos.


“O Lira Barrense é uma espécie de orquestra do interior. Cantamos de tudo, deste marchas até músicas sofisticadas”, disse Teotônio Rodrigues.




No Sarau, a banda surpreendeu o público cantando “New York, New York”, imortalizada na voz de Frank Sinatra. O grupo foi aplaudido de pé.




Prefeito Chico Marques e primeira-dama


Primeiro Sarau - Um retorno ao passado

O Sarau foi aberto com show de Vavá Ribeiro. Um telão mostrava fotos antigas dos prédios e moradores de Barras, numa viagem ao tempo através de acervos históricos. Num clima de bastante descontração, foram homenageados escritores e populares recitaram poesias dos literários da terra.


Entre os homenageados estavam os escritores Dílson Lages Monteiro, Francy Monte, José de Arimatea Tito Filho, Celso Pinheiro, Davi Caldas, Hermínio Castelo Branco, Gisleno Feitosa e Bilé Carvalho.




Em cima: Gisleno Feitosa e Dilson Monteiro; embaixo o padre com o maestro Teotônio


“Barras tem uma história rica e é extremamente necessária este resgate que o Sarau promoveu”, disse Dilson Monteiro que tem mais de 10 livros publicados.


No Sarau foram homenageados também a cantora Conceição Farias, Francy Monte, a escritora Lenita Gameleira, o médico Wildson Carvalho Gonçalves, o prefeito Francisco Marques e a empresa F. Cardoso.


A festa literária foi encerrada com o show da banda Monalisa, formada por garotos de Barras, cantando Jovem Guarda e muito rock in roll.







Em cima Conceição Farias, o maestro e Francy Monte; em baixo escritora Lenita Gameleira (preto) e Liliane Carcará


Flash Yala Sena
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais