Cidadeverde.com

Artistas buscam atores em Teresina para peça sobre a vida de Torquato

Imprimir

Os atores baianos Lucas Valadares e Juliana Grave estão em Teresina para realiza na próxima sexta-feira (28) uma seleção pública de colaboradores para o projeto “Ainda há vagalumes lá fora”. A iniciativa será baseada na vida, obra e filosofia do poeta piauiense Torquato Neto.

Fotos: Thiago Amaral/Cidadeverde.com


“O encontro com o artista se deu quando eu estava na busca por uma forma mais particular de expressão. Nunca havia pensando em transformar essa paixão em um objeto prático, mas havia sempre esse desejo inconsciente, natural, do contato com Torquato”, analisa Lucas.

Assim, o casal estará no espaço Trilhos, das 8h às 13h, para conhecer e avaliar o interesse dos piauienses em compor esse projeto. Na oportunidade, serão promovidas oficinas gratuitas de corpo, dramaturgia e cinema para os interessados.

“As oficinas serão promovidas em horários intercalados para poder contemplar a todos que queiram participar. Procuramos artistas com experiência em cada um dos ramos, mas nosso principal parâmetro de seleção será a motivação para integrar a peça”, disse Juliana.



A iniciativa conta com o patrocínio da Funarte e Ministério da Cultura. O projeto foi vencedor edição 2010 do prêmio Interações Estéticas – Residências Artísticas em Pontos de Cultura. Está é a 2ª vez que o casal está em Teresina para se aprofundar no universo do Anjo Torto.

“Tivemos a oportunidade de conhecer o pai do Torquato que hoje, para nos, já é o Tio Eli. Conhecemos ainda mais famílias, amigos e pessoas envolvidas com o trabalho e a vida do poeta”, afirma Juliana.

Dúvidas e mais informações poderão ser conferidas no blog projetotorquato.blogspot.com, através do e-mail [email protected] ou pelos telefones 3223-2325 e 9406-2842. “Estamos vivenciando o intercâmbio e valorizando essa troca com os piauienses como uma forma de engrandecer e dar mais verdade a peça”, explica Lucas.



Sobre Torquato Neto
Torquato Pereira de Araújo Neto foi um poeta, jornalista, letrista de música popular, experimentador da contracultura brasileiro. Nascido em Teresina, no dia 09 de novembro de 1944, o piauiense teve sua maior contribuição artística no movimento cultural Tropicalismo.

Torquato se matou um dia depois de seu 28º aniversário, em 1972. Depois de voltar de uma festa, trancou-se no banheiro e abriu o gás. Sua mulher dormia em outro aposento da casa. O escritor foi encontrado na manhã seguinte pela empregada da família.

Lívio Galeno
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais