Cidadeverde.com

ZPE Parnaíba fica pronta em 2012; projeto é levado a empresários

Imprimir

A Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Parnaíba foi aprovada no final do ano passado e pode se transformar numa grande oportunidade de negócios no Norte do Estado. A ZPE visa reunir indústrias que terão incentivo fiscal produzir e exportar. Para apresentar o modelo da área o governo do Estado fará nesta quarta (26) um workshop voltado para empresários.


“O projeto da ZPE no Brasil tem mais de 20 anos e é muito bem sucedido em todo o mundo. O governo já reservou uma área de 311 hectares que será cercada, terá Receita Federal e infraestrutura”, descreve o coordenador do PAC no Piauí, Mirócles Campos Veras Neto.


Mirócles Neto


Ele explica que as indústrias que se instalarem na ZPE terão isenção fiscal para exportar seus produtos, com a obrigação de exportar 80% de sua produção, e podem vender até 20% para o mercado interno.


A ZPE de Parnaíba deve ter sua primeira etapa de cercamento do terreno, implementação da segurança concluída até o mês de julho. O projeto de alfandegamento  - regularização e instalação de posto da Receita Federal – deve ser concluído nos próximos 90 dias. A conclusão total da obra está prevista para janeiro de 2012, com a conclusão dos imóveis.




A segunda ZPE prevista para o estado deve ser construída na cidade de Pavussu. Entretanto o projeto não foi aprovado pelo governo federal e deverá ser ajustado. “A prioridade agora é a ZPE de Parnaíba”, declara o presidente da Associação Brasileira de Zonas de Processamento de Exportação (Abrazpe), Helson Cavalcante Braga.


Helson Braga




Workshop
O Workshop ZPEs - Vantagens e Oportunidades, acontece nesta quarta no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Piauí (Fiepi), a partir das 18 horas.


Desde o dia 20 de dezembro está em atividade a Companhia Administradora da Zona de Processamento de Exportação de Parnaíba-PI S/A (ZPE Parnaíba). É uma empresa de economia mista, com participação do Estado do Piauí (90%) e da Fiepi (10%). A esse grupo caberá estruturar e administrar as operações na ZPE de Parnaíba.


Programação

Expositor 1: Helson Cavalcante Braga - Pres. da AbraZPE. Tema: ZPE Como Instrumento de Desenvolvimento Regional

Expositor 2: Mirócles Campos Véras Neto - Presidente da ZPE Parnaíba. Tema: Contextualização da ZPE Parnaíba

Expositor 3: João Batista Barros da Silva Filho - Delegado da Receita Federal. Tema: A Atuação da Aduana nas ZPEs

Expositor 4: Luís Carlos Ewerton de Farias - Diretor do Banco do Nordeste. Tema: O papel do BNB no financiamento das empresas

Expositor 5: Carlos Antônio Decezaro - Superintende do Banco do Brasil. Tema: A atuação do BB no comercio exterior.



Carlos Lustosa Filho
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais