Cidadeverde.com

Ministro do TCU critica prefeitos do PI e pede mudança nas leis

Imprimir

O ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Ubiratan Aguiar fez duras críticas aos prefeitos piauienses envolvidos no esquema de compra de notas frias  investigados na operação Geleira da Polícia Federal. Ele ministra palestra na sede do Tribunal de Contas do Estado (TCE) na manhã desta sexta (28) e diz que os crimes acontecem porque a gestão municipal é feita “em grandes escritórios na capital”.


Leilane Nunes/Cidadeverde.com



Criticou ainda a utilização de finalidade política dos cargos públicos, principalmente em prefeituras. “Se você observar, a gestão ocorre nos grandes escritórios nas capitais. Os municípios não dispõem de quadro de pessoal qualificado para fazer projetos, realizar as obras e fiscalizar o uso do dinheiro público”, declara.


Ubiratan Aguiar criticou ainda a lei processual que possibilita que os gestores municipais acusados tenham possibilidade de retardar o seu julgamento. “O problema é a falta de cidadania, falta de ética, de moral; é a impunidade. Nossa lei processual precisa ser modificada. Os prefeitos se valem dos recursos que a lei disponibiliza para ficar impunes. Nós temos no site do tribunal um cadastro de gestores com irregularidades. A sociedade tem que ter acesso ao nome destes gestores”, defendeu.




TCE
O presidente do Tribunal de Contas do Estado, Kennedy Barros, confirmou que todas as prefeituras investigadas na operação da PF já tiveram suas contas reprovadas ou estão sob julgamento no Tribunal.


Nesta quinta (27) os delegados federais José Olegário, Janderlyer Gomes e Alexandre Uchoa, que estão à frente da operação Geleira estiveram no TCE em busca de mais documentação para incluir no inquérito e comprovar o envolvimento dos gestores. “O TCE descobriu as fraudes, mas não tinha competência para incriminar. Somente com a abertura do inquérito, a justiça pode conceder a quebra dos sigilos bancário e telefônico destes prefeitos e de servidores públicos. O TCE tem feito constante vistoria nos municípios”, declara.


Flash de Leilane Nunes
Redação Carlos Lustosa Filho
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais