Cidadeverde.com

Prorrogadas as inscrições para oficinas gratuitas em Teresina

Imprimir

Foram prorrogadas as incrições para as três oficinas gratuitas oferecidas pelo projeto "Ainda Há Vagalumes Lá Fora" em parceria com o Ponto de Cultura Nos Trilhos do Teatro. Até o dia 4 de fevereiro, os interessados podem se inscrever para os cursos de teatro, com a atriz Juliana Grave (Corpo e Voz), dramaturgia e poesia com Lucas Valadares, e cinema com o diretor e roteirista baiano Edgar Navarro.


A oficina Carne Seca promoverá a construção de um núcleo de pesquisa que investigará a relação entre corpo e voz na construção de um corpo cênico, ampliando as potencialidades expressivas de cada indivíduo. A partir de um trabalho psicofísico que encontra na sua relação com o espaço interno x espaço externo, propor procedimentos criativos, tais como: jogos teatrais, noções de espaço e foco, expansão e recolhimento, equilíbrio precário, o corpo enquanto instrumento de composição, e estudo do movimento.


Em Navilouca, o objeto é a arquitetura da palavra em sua semântica, na relação com o tempo/corpo/espaço, bem como na sua resignificação poética dentro de um contexto sócio-cultural. Serão conduzidos os seguintes procedimentos: leitura de textos; participações e depoimentos com estudiosos sobre a obra de Torquato Neto; e a construção da imagem e musicalidade da palavra na poética do corpo.


Por sua vez, Geléia Visual através de aulas expositivas para traçar brevemente um painel abrangente dos tópicos concernentes à atividade sobre cinema, concentrando-se nos temas: pequena história do cinema, panorama do cinema atual, cinema brasileiro, problemas nordestinos, verbas oficiais, editais, elaboração de projeto: orçamento, análise técnica, o roteiro cinematográfico. Preparação das filmagens: definição da equipe, seleção do elenco, pesquisa de locações, reuniões de pré-produção, direção de arte, figurino, objetos de cena. Filmagens: cronograma, preparação de atores, deslocamentos de equipamentos, problemas mais frequentes de produção. Seleção musical, direitos autorais, composição de trilha original.


Os workshops serão gratuitos e se realizarão em períodos alternados do dia de 22 de fevereiro a 05 de março. As inscrições estão sendo realizadas no Espaço cultural Trilhos, sede do ponto de cultura Nos Trilhos do Teatro, situada na Avenida Miguel Rosa, nº 3.003, galpão 3, estação ferroviária. Maiores informações: 3223-2325/9406-2842/9981-8224.


Esta iniciativa integra o Prêmio Interações Estéticas – Residências Artísticas em Pontos de Cultura 2010, e conta com o apoio da Funarte - Fundação Nacional das Artes, Secretaria de Cidadania Cultural, Ministério da Cultura, Programa Mais Cultura e do Programa Cultura Viva.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais