Cidadeverde.com

Pesquisa alerta que lixão da capital está contaminando lençol freático

Imprimir

O aluno Ronaldo da Cunha Coelho, do programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal do Piauí, defendeu dissertação de Mestrado que aborda estudo sobre a presença de Cobre (Cu), Chumbo (Pb), Crômio (Cr) e Zinco (Zn) em líquidos subterrâneos de áreas que abrigam os chamados lixões, na capital do estado.


O trabalho, apresentado no dia 27 de janeiro, foi desenvolvido sob orientação do Prof. Dr. Edmilson Miranda de Moura do departamento de Química da UFPI, contando com a colaboração dos técnicos da Embrapa Meio-Norte.


Para a realização do estudo, intitulado "Determinação de Cu, Pb, Cr e Zn em amostras de chorume, água subterrânea e solo coletadas na área do deposito de resíduos sólidos urbanos de Teresina-PI", foram coletadas varias amostras de solo, água subterrânea e de chorume, nos anos de 2008 e 2009, na área de depósito de resíduos sólidos urbanos da cidade.


De acordo com a pesquisa, as amostras coletadas próximo ao local onde são depositados os resíduos hospitalares apresentaram as maiores concentrações de zinco, nitrato e nitrito, mostrando um sério risco de contaminação do lençol freático da região.


 
Neste trabalho, também foram coletadas amostras de solo de uma área particular próximo da região do depósito e verificou-se que o teor de cobre presente no solo analisado já está acima do valor de prevenção e a de zinco está no limite máximo tolerado. O valor de prevenção indica a qualidade de um solo capaz de sustentar as suas funções primárias, protegendo os receptores ecológicos e a qualidade das águas subterrâneas.


Os pesquisadores alertam aos órgãos competentes da necessidade de estudos freqüentes sobre a biodisponibilidade dos metais pesados lançados na região do lixão. Alertam ainda, que a falta da manta de proteção e controle adequado do chorume são fatores que ameaçam a qualidade da água dos aqüíferos, das plantas e do solo na região do depósito de resíduos sólidos urbanos de Teresina.



[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais