Cidadeverde.com

Médica alerta sobre propagação de viroses devido ao período chuvoso

Imprimir

Elivaldo Barbosa recebeu, na edição desta terça-feira (01) do Jornal do Piauí, a médica infectologista Elna Amaral que alertou a população sobre a propagação de viroses devido período chuvoso.

Fotos: Thiago Amaral/Cidadeverde.com


“As janelas ficam mais tempo fechadas devido as chuvas. Essa situação facilita a proliferação de doenças. É importante que as pessoas lavem as mãos. Devem ter cuidado ao assoar o nariz e ao pegar em objetos”, afirma a médica.

Na oportunidade, respondendo a dúvidas dos telespectadores, Elna Amaral também esclareceu sobre a vacina de combate a gripe. Segundo a profissional da saúde, o remédio é seguro e oportuno.



“A população não precisa ter medo. A vacina é eficiente porque é preparada com base nos vírus que estão circulando pelo ar. Ela é indicada para pessoas a partir dos seis meses de idade até a terceira idade”, disse.

A dengue foi apontada com a virose mais preocupante. Os sintomas são as dores nas juntas, músculos, oculares e na cabeça. A principal recomendação é que o paciente ingira muito liquido.



“Não existe medicamento específico para o tratamento da dengue. O que existem são os remédios sintomáticos para aliviar as dores, mas apenas se deve tomar essas medicações com prescrição médica”, recomenda Elna.

Crianças e escola
“As crianças que estejam sofrendo com doenças respiratórias devem ficar em casa e retomar as atividades normal apenas após da melhora. O paciente infectado pode agir como vetores da doença.

Lívio Galeno
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais