Cidadeverde.com

Agespisa investe em programas para evitar o furto e perda de água

Imprimir

O presidente da Agespisa, Júlio Arcoverde, disse que a empresa investirá em medidas para evitar o furto e a perda de água, e admitiu o déficit de pelo menos R$ 3 milhões mensais. As informações foram dadas durante entrevista ao Jornal do Piauí, na tarde desta quinta-feira (3).

Fotos: Thiago Amaral/Cidadeverde.com
 

Há cerca de duas semanas na presidência da Agespisa, Júlio Arcoverde avaliou o cargo como “um grande desafio”, visto que a empresa possui dívidas elevadas. “Aos poucos a gente tem condições de botar a Agespisa nos trilhos, mas é um grande desafio, temos déficits mensais que vão de R$ 3 a 4 milhões”.
 
Dentre as causas da dívida, estão principalmente a perda e o furto de água, além das inadimplências. Segundo o gestor, a empresa já está tomando as medidas cabíveis para solucionar os problemas.
 
“Estamos criando um sistema de logística para aumentar o faturamento da Agespisa. Criamos até um plano de metas para que em 180 dias consigamos sair dessa situação. Esta é uma empresa que vende um produto que todo mundo é obrigado a comprar, então não é para dar prejuízo”, ressaltou.


 
Para diminuir a perda de água, a Agespisa está investindo na troca dos canos de cimento e amianto pelos de PVC e na troca de hidrômetros antigos. “Já estávamos fazendo isso e agora vamos partir para a região central da cidade. A ação vai diminuir a perda. Quando terminarmos, Teresina vai passar de 17% para 55% de áreas devidamente saneadas”.
 
Operações para o Carnaval
De acordo com Júlio Arcoverde, a Agespisa está investindo em estruturas para preparar as cidades do interior para o Carnaval. Água Branca, Floriano, Parnaíba, Luís Correia e Barras são os municípios que mais apresentavam problemas com a falta de água nesse período.
 
“Estamos mandando equipes extras para estas cidades, além disso, em Luís Correia, Barra Grande e Parnaíba, alugamos grupos geradores. Esse ano, acredito que não vai ter problemas com relação ao abastecimento de água”, disse.


 
Inadimplência das prefeituras
Sobre a questão da falta de pagamento das prefeituras do Piauí, o gestor disse que está pesquisando as medidas tomadas em outros Estados brasileiros para tomar como exemplo. “Estou vendo casos de renegociação da dívida”, explicou.
 
Júlio ressaltou ainda que a relação da Agespisa com a prefeitura de Teresina atualmente é boa. “Nos últimos 15 anos nunca teve uma relação tão boa entre prefeitura e Agespisa. Não somos inimigos”. 

Jordana Cury (Especial para o Cidadeverde.com)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais