Cidadeverde.com

Agespisa reajusta contas de água a partir do mês de abril no Piauí

Imprimir

As contas de água de abril dos consumidores piauienses já virão com aumento de 6,4%. Segundo o presidente da Agespisa, Júlio Arcoverde, o reajuste é anual e, desta vez, ficou abaixo do percentual dado ao salário mínimo.


Júlio Arcoverde afirma ainda que a receita da empresa não permite fazer grandes investimentos em esgotamento sanitário e abastecimento de água com recursos próprios.


Thiago Amaral/Cidadeverde.com
 


"O percentual destinado à taxa de esgotamento sanitário também é baixo. Por isso temos dificuldades de encontrar parceiros para investir. As parcerias público privadas querem um percentual de 80%, enquanto nós temos apenas 50%", explicou, em entrevista ao Notícia da Manhã.


Novas ligações


A Agespisa tem mais de 400.000 ligações de água feitas no Estado. A empresa adquiriu novos hidrômetros e pretende aumentar esse número.


Esgoto


Além de duas obras que estão sendo feitas na capital, a Agespisa terminou uma obra de esgotamento em Altos, o que levou a cidade a ter 16% de cobertura.


Já em Parnaíba, quando a obra for concluída, a cidade terá 60% de serviço de esgoto.


Falta d'água


No período do Carnaval as cidades do litoral do Estado não tiveram problemas de abastecimento. A Agespisa aumentou o número de equipes de plantão e alugou geradores para não deixar que as bombas parassem de funcionar.


Em Teresina, a região do Parque Brasil I ainda sofre com o problema. Segundo o presidente, isso acontece por conta do grande número de ligações clandestinas no Parque Brasil II e III.


Porém, com a construção do reservatório da Santa Maria da Codipi, a empresa espera resolver a questão.


Leilane Nunes
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais