Cidadeverde.com

Giardelli afirma que rede social causa revolução e diz:"cada tuiteiro é ONG"

O especialista em mídias da era digital Gil Giardelli afirmou que o Piauí pode se tornar uma grande locomotiva mostrando experiências positivas do setor. Ele palestrou no I Encontro de Tuiteiros do Piauí, o TweetPI, promovido neste domingo (20) no buffet Cardinalle, em Teresina. 

Fotos: Yala Sena/Cidadeverde.com

Giardelli declarou que as redes sociais estão mudando paradigmas e provocando uma revolução cultural e econômica no mundo. Para ele, o o ser humano que hoje tuita é por natureza uma ONG (Organização Não-governamental) mudando pessoas. "O que uma humanidade passou 100 anos para evoluir, com a internet, em 20 anos está mudando tudo", disse. 

O palestrante descreveu a rede social como uma rede de bondade, onde pessoas se solidarizam, muitas vezes sem retorno financeiro. Uma revolução social que acontece agora. Giardelli citou como exemplos o combate à corrupção e aos maus políticos ou qualquer pessoa que descumpra as leis. Ele recordou o episídio em Londres onde uma campanha nas redes sociais contra uma empresa que não pagava imposto culminou com manifestação em frente a sua sede. Outro caso citado foi o de moradores que ganham smartphones para mostrarem como está a situação da sua rua. 



"As redes sociais hoje acabam com as sacanagens. Há uma quebra de informação em escala mundial", destacou Gil Giardelli, que frisou exemplos de como a internet é usada de forma útil, desde para falar instantâneamente como está a situação em um aeroporto ou até para localizar desaparecidos no terremoto do Japão - segundo o palestrante, duas mil pessoas se acharam usando a rede de microblogs Twitter. 

Giardelli falou do boom dos sites de compras coletivas e classificou o Facebook como um grande banco. Outro exemplo de evolução da internet é um site de macumba online.  "O virtual está maximizando a vida real", afirmou o especialista, classificando o Orkut como o maior estado brasileiro. Ele vê na internet uma industria de ideias e de economia criativa, na qual o Piauí pode se tornar exemplo se seguir o caminho certo. "Não use velhos mapas para descobrir novas terras", declarou. 


Após a palestra, Gil Giardelli participou de debate com os empreendedores digitais Rodrigo Lima e Joselé Martins, a professora Jaqueline Dourado, o designer Igor Drey e o jornalista Arimateia Azevedo. Ele elogiou Teresina e suas pessoas pela receptividade. Pediu que todos tomem cuidado com o crack, droga que devasta o País. 


Yala Sena (flash do buffet Cardinalle)
Fábio Lima (da Redação)
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais