Cidadeverde.com

Jornal do Piauí inova como 1º ao meio-dia; Veja fatos marcantes

Imprimir

Aos 24 anos de idade, o Jornal do Piauí é um dos programas mais antigos da TV Cidade Verde, que completa suas bodas de prata neste dia 23 de março. A história do noticiário se confunde com a do próprio apresentador, Amadeu Campos que lidera a atração desde o seu início.


Amadeu e Luis Carlos Maranhão


 
O Jornal do Piauí estreou na verdade, com o nome de Jornal de Teresina, em 1987 às 13h, com meia-hora de duração. “A princípio o programa era um jornalístico padrão com um âncora que chamava as matérias. Foi o pioneiro no Estado neste horário do almoço”, conta Amadeu Campos, seu primeiro apresentador.

 
Em 1988, Luis Carlos Maranhão assume a bancada ao lado de Amadeu Campos, e o programa ganha entrevistas diárias e fica com uma hora. Até o início da década de 1990, se firma como sinônimo de inovação na TV piauiense, modificando e atualizando-se sempre.


 
Sete anos depois, o então Jornal de Teresina é reformulado e Amadeu Campos volta a apresentar sozinho a atração que expande seu tempo e vai ao ar das 12h às 15h, implantando debates sobre temas importantes com jornalistas convidados e debatedores fixos. Entre os profissionais que dividiam o espaço com o apresentador principal estavam Joel Silva; José Gomes de Oliveira Neto, o Galego; Weyden Cunha; o advogado Gilberto Ferreira entre outros.



Com o passar do tempo e novas reformulações, Amadeu Campos também dividiu o comando do jornal com outros jornalistas, como Elivaldo Barbosa, Dina Magalhães e Cristiane Sekeff. A mudança do nome para Jornal do Piauí aconteceu em 1998, mesmo ano em que a TV Pioneira se transforma em TV Cidade Verde. Em 2004, o programa inovou trazendo o apresentador livre da bancada e apresentando a atração de pé.

 
Fatos marcantes
Com 24 anos de existência, é claro que inúmeros acontecimentos sucederam não só nas matérias como também durante o jornal. Entre os fatos marcantes estão a calorosa discussão entre os candidatos a deputado em 1998 Prado Júnior e Leal Júnior que quase chegaram a ir às vias de fato. Um ano após, o empresário e líder político da região de Nazária, Antônio Furtado, sofreu um ataque cardíaco após uma entrevista ao vivo, foi socorrido, mas faleceu em seguida. Em 2000, ex-prefeito de Picos, José Neri foi preso a mando do chefe do Ministério Público, Antônio de Pádua Linhares, após conceder entrevista.

 



Diversos quadros fizeram sucesso na atração entre eles o humorístico Balai de Gato com Amaury Jucá e Dirceu Andrade; o Cidade Verde Repórter, onde Amadeu Campos fazia reportagens especiais; Espaço Esportivo, com Dídimo de Castro; Piauí que dá certo, sobre empreendedorismo; Cidade Verde Aventura, com reportagens ecológicas conduzidas por Alcides Filhos, para citar apenas alguns.

 

O próprio apresentador Amadeu Campos protagonizou momentos memoráveis como quando raspou sua cabeça ao vivo, fazendo alusão a uma campanha social; já ficou com a pele escura para lembrar o Dia da Consciência Negra; atravessou o Rio Poti a pé para criticar o problema do assoreamento e foi até o que restou da Barragens de Algodões em Cocal, enfrentando a correnteza do rio que se formou segurando em apenas uma corda.


Carlos Lustosa Filho
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais