Cidadeverde.com

Incêndio atinge campus da UFRJ e destrói acervo histórico do País

Imprimir
Um incêndio atinge desde a tarde desta segunda-feira (28) a capela do campus da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) na Praia Vermelha, zona sul do Rio de Janeiro. Bombeiros dos quartéis do Humaitá, Catete e Gávea tentam controlar as chamas no local.




De acordo com o Corpo de Bombeiros, o fogo teve início por volta das 14h30. Seis viaturas da corporação dão suporte aos trabalhos e ainda não há informações sobre feridos. A área está isolada e as aulas foram suspensas no campus.


Segundo a UFRJ, a capela está localizada no Palácio Universitário, prédio onde também funcionam as faculdades de Administração, Ciências Contábeis, Economia e Comunicação Social. Construído em 1852, o prédio está em obras de restauração há cerca de 1 ano e meio.



As causas do incêndio ainda são desconhecidas. No Palácio Universitário também funciona a sede do sistema de bibliotecas da UFRJ, mas o acervo não foi afetado.


De acordo com Beatriz Resende, coordenadora do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ, o incêndio consumiu todo o teto da capela e a parte atrás do altar. Ainda não é possível, segundo ela, ter uma dimensão de tudo o que o fogo destruiu e que o esforço é isolar o Salão Dourado, área onde ocorriam os eventos do fórum.



Para a coordenadora, a perda maior é do mobiliário, pois o prédio foi construído e mobiliado por D. Pedro II, que ergueu o prédio para abrigar o Hospício Nacional Pedro II. “É uma perda nacional. Aqui está parte da história do País”, afirmou Beatriz.


O acervo do hospício não foi atingido porque os documentos já estavam em outro prédio, no Instituto de Psiquiatria. Ela lembrou que pelo hospício passaram o escritor Lima Barreto e o artista Qorpo-Santo.



Fonte: Ig
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais