Cidadeverde.com

Homicídios em março aumentaram em mais de 100%, diz Sindicato

Um levantamento feito pelo Sindicato dos Policiais Civis do Piauí (Sinpolpi) registrou um aumento de 112% no número de homicídios no Estado no mês março. De acordo com os dados, 36 pessoas foram assassinadas no terceiro mês do ano, enquanto no mês anterior (fevereiro) foram registradas 17 mortes violentas. Os dados são catalogados com base nas informações divulgadas pelos meios de comunicações do Estado.

Dos homicídios de março, 20 crimes aconteceram em Teresina e 16 pelo interior do estado, com destaque para Parnaíba com quatro assassinatos e Altos com três. Em relação ao sexo, quatro mulheres foram abatidas, sendo três casos ocorridos na Capital, incluindo o caso de uma garota de programa morta em um motel da zona Sul e o corpo jogado nas margens da PI-130, que liga Teresina ao município de Nazária. O outro crime aconteceu na cidade de Altos.



O instrumento do crime ais citado no levantamento foram armas de fogo em 22 dos 36 registros. Em Teresina, as zonas Sul e Leste foram consideradas as mais violentas, com sete casos em cada e nos supostos motivos, rixa /vingança lideraram o ranking, seguido de briga de gangues e droga, latrocínios e bebedeiras.

Para o presidente do Sinpolpi, Cristiano Ribeiro, esses dados são extremamente graves e destaca as péssimas condições de trabalho em que os policiais estão enfrentando em seu trabalho, com delegacias sucateadas, falta combustível para as viaturas, sem contar na falta de policiais. “As péssimas condições de trabalho devem influir no aumento da criminalidade”, destacou.

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Delegacia Geral de Polícia Civil do Estado do Piauí esclarece em relação à matéria divulgada sobre o aumento do número de homicídios veiculada no dia  06/04/2011, que aquelas informações de aumento de numero de homicídios não reflete a realidade vez que entre outubro de 2010 a março de 2011 ocorreram respectivamente 13, 14, 9, 14, 7 e 14 homicídos na cidade de Teresina/PI, podendo-se concluir que:

1. Se compararmos o último trimestre de 2010 e o primeiro trimestre de 2011 verifica claramente que houve um decréscimo de um homicídio;

2. Tendo como referência somente o ano de 2011, percebe-se que nos meses de janeiro e março houve 14 homicídios, representando média ponderada por mês de número de Teresina; e,

3. Que no mês de fevereiro de 2011 a Polícia Civil e a Polícia Militar através de muito empenho e trabalho conseguiram reduzir significativamente a quantidade de homicídios totalizando 7, valores muito abaixo da média ponderada de 14/mês, portanto, o “AUMENTO” só seria justificado se a quantidade estivesse acima da média ponderada, o que representaria novos patamares de violência.

O raciocínio da matéria utiliza um mês (fevereiro/2011) que a Polícia Civil e a Polícia Militar conseguiram reduzir a criminalidade e compara com  outro mês de incidência normal, se isso fosse uma comparação possível, cada vez que as polícias conseguissem reduzir a criminalidade,  no mês seguinte teria um aumento do índice de homicídios.

A Polícia Civil e a Polícia Militar trabalham muito para garantir que o Estado do Piauí ocupe seguidamente o posto de Estado mais seguro da federação.
         
 James Guerra Junior
 Delegado Geral de Polícia Civil do Estado do Piauí




Caroline Oliveira
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais