Cidadeverde.com

Barragem de Poços em Itaueiras está em estado grave, diz Crea

O Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea-PI) divulgou na manhã desta sexta-feira (8) o relatório da vistoria realizada em 23 barragens do Estado que possuem volume superior a 8 milhões de litros de água. O trabalho foi realizado em parceria com as secretarias estaduais de Meio Ambiente e Infraestrutura, Bombeiros, Dnocs, Idepi e Ministério Público. Desta vez todos os representantes estiveram presentes.




Segundo o presidente do Crea, José Borges, sete barragens apresentaram risco médio: Cajazeiras, em Pio IX; Pedra Redonda, em Conceição do Canindé; Petrônio Portela, em São Raimundo Nonato; Salinas, em São Francisco do Piauí, Joana, em Pedro II; Piaus, em São Julião e Algodões 2 em Curimatá. Os problemas mais comuns foram vegetação na parede do reservatório e erosão.



O caso mais grave foi encontrado na barragem de Poços em Itaueiras, que comporta 40 milhões de litros de água, entretanto Borges afirma que não há perigo de rompimento. Os problemas encontrados são erosão, rachaduras na parede e rebaixamento no meio-fio, além de equipamentos enferrujados.


De acordo com Roberto Fernando, diretor de recursos hídricos da Semar, os problemas da barragem são decorrentes da falta de manutenção.  Ele ressalta que todas os reservatórios precisam de manutenção pelo menos uma vez por mês.


A promotora Denise Costa, representante do Ministério Público, afirmou que irá conversar com os promotores dos municípios onde as barragens estão localizadas para conversar com governo e órgãos competentes para resolver os problemas. “Só depois disso é que o Ministério Público irá intervir”, pontuou.


De acordo com o presidente do Crea, todas as barragens passarão agora por uma nova inspeção por parte do Dnocs ou governo do Estado para depois passarem pelas reformas necessárias. Uma comissão deve organizar os trabalhos na próxima semana, mas ainda não há data para que os ajustes iniciem.



Flash de Aline Carvalho
Carlos Lustosa Filho

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais