Cidadeverde.com

Magarefe morre no HUT; Família denuncia falta de médico

O magarefe conhecido como Joaquim Passos Ferreira Filho, 26 anos, morreu na manhã desta segunda-feira (11), vítima de um acidente de moto, na avenida Centenário, zona Norte de Teresina. O acidente ocorreu na noite de ontem e a vítima chegou a ser internada no Hospital de Urgências de Teresina, mas veio a óbito. A família acusa o hospital de descaso e denuncia ter faltado médico para fazer uma cirurgia. 
 
O irmão de Joaquim, Antônio Maurício Ferreira, conta que a vítima teria tentado desviar de um carro, que vinha na direção contrária e acabou colidindo sua moto com uma árvore, na av. Centenário, próximo ao bairro Itaperu, aproximadamente às 21h20 de ontem.
 
O funcionário de matadouro sofreu escoriações no abdômen, nos braços e deslocou o ombro. Foi socorrido pelo SAMU e levado para o HUT, onde deu entrada às 21h45, consciente, mas reclamando de muitas dores.
 
Antônio, que acompanhou o irmão dentro do hospital, disse que havia apenas um médico de plantão e que por conta disso, a vítima não foi atendida devidamente. “Quando ele chegou foi visto pelo médico que estava lá, fizeram até uns exames de raio x, mas colocaram ele na enfermaria, porque não tinha médico para fazer a cirurgia que ele precisava”.
 
Outros familiares que estão no Instituto Médico Legal, aguardando a liberação do corpo, contaram ao Cidadeverde.com que Joaquim gritava de dores dentro da enfermaria do hospital, mas que nada foi feito para ajudá-lo. “Ele estava na enfermaria masculina, gritando de dor, pedindo ajuda, mas ninguém fazia nada. Eu acho que não foi culpa do médico que atendeu ele, não. Foi culpa do hospital que só tinha um único médico”, contou um rapaz que não quis se identificar.

O HUT divulgou nota sobre o assunto e disse que o quadro era não cirúrgico. Veja abaixo:
 
O paciente Joaquim Passos Ferreira Filho, 26 anos, deu entrada no HUT vítima de acidente com moto, às 22h50min de ontem, dia 10 de abril, sendo imediatamente atendido pela equipe de plantão que por sua vez estava completa com cinco clínicos gerais, um neurologista, quatro cirurgiões gerais e três ortopedistas além das outras especialidades médicas completando um total de 25 médicos de plantão 24 horas. Após o atendimento padrão para pacientes politraumatizados como foi o caso deste paciente o mesmo foi encaminhado para realização de todos os exames. Às 23h17min Joaquim já havia realizado uma ultrassom abdominal total, um rx de tórax, coluna cervical e quadril e uma tomografia de crânio. Encaminhado para um tratamento conservador de traumatismo craniano, ou seja, não cirúrgico o paciente permaneceu internado no HUT medicado, consciente, orientado, com um quadro clínico estável e com a realização dos exames de controle. No início da manhã de hoje, 11, Joaquim evoluiu para uma Parada Cardio Respiratória sendo realizadas todas as manobras de ressuscitação, infelizmente, sem sucesso. O Hospital de Urgência de Teresina Dr. Zenon Rocha reafirma seu compromisso em atender a todos que precisam obedecendo os critérios da Política Nacional de Humanização do Ministério da Saúde que prioriza o atendimento aos pacientes mais graves.
 
Jordana Cury (Especial para o Cidadeverde.com)
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais