Cidadeverde.com
Política

Presidente da Câmara assumirá vaga do prefeito Chico Antônio

Imprimir
O prefeito cassado de Esperantina, Francisco Antônio de Sousa Filho, o Chico Antônio (PT), deve ser afastado do cargo nesta quarta-feira (13). Depois de ter recurso contra a decisão negado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Piauí - TRE/PI -, o gestor será substituído pelo presidente da Câmara Municipal, Jânio Ferreira de Aguiar (PSB).

Francisco Magalhães/Cidadeverde.com
Chico Antônio terá de deixar o cargo

O juiz eleitoral da 41ª Zona, Marcus Klinger Madeira de Vasconcelos, já enviou ofício ao vereador comunicando a decisão, da qual ainda cabe recurso para Chico Antônio no Tribunal Superior Eleitoral. A vice-prefeita Soraya Maria de Sampaio Medeiros Aguiar também será afastada do cargo. 

Foto: Jornal Esp
Presidente da Câmara de Esperantina, Jânio Aguiar

O prefeito foi condenado por abuso de poder político e econômico nas eleições de 2008 através de obras realizadas pelo governo do Estado. No recurso contra a decisão, Chico Antônio conseguiu reduzir a pena de inelegibilidade de oito para três anos, mas manteve a condenação por perda do mandato. 

Em entrevista coletiva na manhã desta terça-feira, o presidente do TRE/PI, desembargador Raumindo Eufrásio, anunciou que a data da eleição suplementar em Esperantina deve ser definida até a próxima semana. O pleito deve ocorrer em 40 dias. 

Foto: Jornal Esp
Juiz Marcus Klinger

Yala Sena e Fábio Lima
Imprimir