Cidadeverde.com

Fecomércio PI é contra a cobrança de ICMS sob comércio on-line

Imprimir

O presidente do sistema Fecomércio, Valdeci Cavalcante (DEM), declarou que é contra a bitributação na internet e defendeu a divisão do ICMS (Imposto sob Circulação de Mercadorias e Serviços) e campanha para compras dentro do Estado como estratégias para melhorar a economia piauiense. As informações foram dadas em entrevista ao Jornal do Piauí, na tarde desta quarta-feira (13).

Fotos: Thiago Amaral/Cidadeverde.com
 

“A bitributação, que foi aplicada desde o dia 1º de abril, não durou porque era ilegal, inconstitucional. O Supremo Tribunal Federal defende a não cobrança da bitributação e isso serve para todo o país”, explicou o gestor.
 
Cavalcante disse ainda que para equilibrar a economia estadual, seria necessária a divisão do ICMS entre o Estado de origem e o de destino, além de uma campanha para fomentar as vendas não virtuais dentro do Piauí.
 
“Temos que motivar os piauienses a comprar dentro do Estado. O DEM já tem uma campanha em andamento, em processo de elaboração. Em contrapartida, também temos que lutar para mudar a legislação e dividir o ICMS na origem, uma parte para o Estado de origem, outra para o de destino. Do jeito que está, tem empresário daqui fechando as portas porque não consegue vender”, argumentou.


 
O presidente da Fecomércio comentou ainda que esteve recentemente reunido com empresários do Norte e Nordeste na cidade de Macapá (AP). No evento, houve uma votação sobre a bitributação e, do total de 27 votos, 17 são a favor da mudança na legislação e divisão do imposto.
 
Caso Potycabana
Cavalcante criticou o atual estado da Potycabana e garantiu que se o sistema Fecomércio receber o parque, irá transformá-lo em um local voltado para o meio ambiente e citou como exemplo o Parque Ibirapuera, em São Paulo.
 
Eleições 2012
Sobre as eleições municipais do próximo ano, o gestor sugeriu o nome de Hugo Napoleão para prefeito de Teresina.  “Na minha opinião é o melhor nome do DEM. Ele tem um bom currículo, já foi senador, ministro e deputado. Acredito que ele vai levantar o nome do partido”.

Aline Carvalho e Jordana Cury (Especial para o Cidadeverde.com)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais