Cidadeverde.com

Educação de Jovens e Adultos se reorganiza para atender alunos

A Secretaria Estadual de Educação e Cultura do Piauí, por meio da Unidade de Educação de Jovens e Adultos (UEJA/SEDUC), visando atender melhor os alunos desta modalidade de ensino, está reorganizando as propostas dos Centros e Núcleos de Educação de Jovens e Adultos(CEJAS/NEJAS). 
 
O edital de matricula de 2010 já previa mudanças sobre os CEJAS. Ainda no ano passado, os Centros tiveram suas matriculas suspensas porque o Conselho Nacional de Educação afirmava que essa modalidade de ensino precisava ser modernizada, atualizada. Além disso, o Ministério da Educação (MEC) já não financia mais a modalidade semi-presencial (individual).
 
No Piauí, outros problemas ainda foram somados como o excesso de professores em relação ao número de alunos e problemas de facilitação na emissão de diplomas nessas escolas. Os problemas levaram a SEDUC a adotar novas medidas diante da necessidade de reorganização.
 
A Secretaria definiu um novo quadro de pessoal compatível com o número de alunos matriculados. “Esses centros tinham problemas de excesso de professores e por isso foi feito uma revisão no quadro de pessoal de cada unidade em relação às matriculas”, explicou a diretora da Unidade de Educação de Jovens e Adultos (UEJA/SEDUC), Oscarina Silva.
 
Foi estabelecido ainda um número mínimo de matrículas que seria de 200 alunos por centro. A introdução de novas tecnologias como o ensino a distancia e mediação tecnológica também serão medidas adotadas.
 
Em 2011, após a implementação das novas normas, foram abertas às matrículas para os Centros de Educação de Jovens e Adultos (CEJAS). O objetivo, segundo o secretário estadual de educação, Átila Lira, é atender as diretrizes do Conselho Nacional de Educação e beneficiar um número cada vez maior de estudantes.
 
“A SEDUC está acreditando nesta nova proposta de ensino, para se adequar às diretrizes do Conselho de Educação e assim oferecer um leque maior de oportunidades para aqueles que pretendem estudar e se qualificar. Com essas medidas vamos ampliar a capacidade de atendimento desses centros”, completou.



Da Redação
[email protected]

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais