Cidadeverde.com

No Piauí, tradição de malhar Judas relembra o massacre do Realengo

Imprimir

A cidade está cheia de Judas. Como todos os anos, o Sábado de Aleluia em Teresina é marcado pela morte simbólica do personagem bíblico que teria traído Jesus e provocado a sua crucificação. Hoje (23), a equipe do Cidadeverde.com percorreu as ruas dos bairros Monte Castelo e Ilhotas, zona Sul, e registrou quem são os Judas de 2011.

Fotos: Helder Sousa/Cidadeverde.com 


Na rua Sizifo Correia, Monte Castelo, a população está ansiosa. Três bonecos irão fazer parte da festa de hoje. Um, que já está pendurado no alto de um poste, foi batizado de “Wellington – O monstro do colégio”, o outro é o deputado Tiririca, que está ao lado do “Cabloco do Sertão – O professor do Real”.
 
O criador das obras de arte foi Marcos Antônio Melo, conhecido popularmente como Marcão, que trabalha com isso há 36 anos. “Eu trabalho nisso todos os anos. Dessa vez eu passei cinco dias fazendo esses bonecos. Ainda faltam alguns detalhes, como o testamento, que está quase pronto”, contou.


 
A festa na rua vai ser grande. Já foi colocado o “Pau de Sebo”, com petiscos para quem conseguir escalá-lo, foram preparadas comidas como panelada, mão de vaca e pernil e os comerciantes do local separaram o vinho que será tomado no evento.
 
A meninada também está na expectativa e não tem medo dos terríveis Judas. “É só um boneco que dá bombom e dinheiro, tenho medo não, ó, até pego nele”, disseram Ciara Kelly, de 3 anos e Vanessa Pereira, de 7.

 

No viaduto da rua Goiás (bairro Ilhotas), o Judas também faz referência ao caso das crianças mortas na escola. Batizado como “Wellington, o assassino do Realengo”, o boneco será arrastado pelas ruas e “morto” a pauladas.
 
“Todo mundo participa, até as crianças que são as que mais adoram. Nós hoje vamos esfolar o assassino das criancinhas da escola”, falou dona Maria, moradora do local.

 

Diferente dos dois Judas, a rua Porto não vai “matar” o assassino do Realengo. A população decidiu fazer uma coisa mais light, apelidando o boneco apenas de Dedé. A diferença é que dentro dele há dinheiro.
 
“Passamos a noite inteira vigiando o Judas Dedé. Colocamos muito dinheiro aí dentro e mais tarde vai ser a festa”, explicou um dos moradores.

 

Todos os Judas que o Cidadeverde.com registrou serão derrotados ainda neste sábado (23), a partir das 16h.
 
Jordana Cury (Especial para o Cidadeverde.com)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais